Amazonas Saúde Itinerante leva jornadas de cirurgias a Pauini e Atalaia do Norte

04-07Cirurgias-CarauariOs municípios de Pauini (distante 926 quilômetros de Manaus) e Atalaia do Norte (a 1.130 quilômetros da capital) sãos os próximos a receber as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, em Pauini acontece a partir desta sexta feira (4 de julho) até o domingo (6), uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas e, também, a oferta de consultas nas especialidades de ginecologia e pediatria. Em Atalaia do Norte, de domingo a terça-feira (8), será realizada uma jornada é de cirurgias de catarata.

“Em Pauini, estão previstas 70 cirurgias e cerca de 300 consultas, sendo 150 na especialidade de pediatria e 150 de ginecológica. A ação em Atalaia deve beneficiar 50 pessoas, com cirurgias de catarata”, destacou Alecrim.

Ainda neste mês de julho estão previstas ações do Amazonas Saúde Itinerante para os municípios de Ipixuna, Manicoré, Borba, Japurá, Manaquiri, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Guajará e Benjamin Constant.

Balanço

De janeiro até junho deste ano, o Programa Amazonas Saúde Itinerante permitiu a realização, em municípios do interior do Estado, de 1.001 cirurgias de catarata; 953 cirurgias gerais e ginecológicas; 118 cirurgias reparadoras de lábio leporino; 11.137 consultas na especialidade de Oftalmologia, com a dispensação de 5,6 mil óculos.

Outras especialidades médicas também tiveram o reforço das ações do programa, num total de 869 consultas de ginecologia, 581 consultas de pediatria, 866 consultas de cardiologia, 165 consultas de urologia e 711 consultas em neurologia.

Os atendimentos levados ao interior pelos barcos Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – uma vertente do Amazonas Saúde Itinerante realizada em parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Seas) – já haviam alcançado, até maio (os números de junho ainda não estão consolidados), já superavam 3,8 mil consultas médicas e odontológicas.

Foto: Roberto Carlos/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.