Amazonas estreia nas modalidades coletivas dos JEJ 2013

(Foto: Emanuel Mendes Siqueira – Sejel)

Os torneios de basquetebol, futsal, handebol e voleibol dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos, começam nesta terça-feira, dia 12, e seguem até o próximo sábado, dia 16. Nessas quatro modalidades, 2.239 alunos-atletas disputarão 420 partidas em 16 ginásios espalhados por Belém.

No total, cerca de 4 mil jovens participam da maior edição da história do evento, considerados os 13 esportes do programa, quatro coletivos e nove individuais (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez).

Nessa etapa, o Amazonas será representado por seis escolas da capital e duas do interior. Adalberto Valle (basquete feminino), La Salle (basquete masculino), Recanto da Criança (futsal feminino), La Salle (futsal masculino), E.E. Balbina Mestrinho de Urucará (handebol feminino), Adalberto Valle (handebol masculino), Nilton Lins (voleibol feminino) e Instituto Beriano de Coari (voleibol masculino) vão à luta por medalhas nas quadras.

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Todos os estados e o Distrito Federal enviaram representantes para Belém. De acordo com gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, o número recorde de participantes demonstra a confiança na proposta educacional-esportiva desenvolvida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“O projeto dá a oportunidade de jovens de diversas localidades competirem em um evento nacional e com rigorosos padrões de organização. O esporte como ferramenta de transformação social é o principal suporte dos Jogos Escolares”, declara Hubner.

Diferente das competições individuais, encerradas no último domingo, dia 10, a partir de agora, os estados são divididos em três divisões de acordo com o desempenho na edição anterior dos Jogos Escolares. A exceção fica com a delegação de Belém, sede do evento, que integra a Terceira Divisão. As duas melhores equipes conseguem o acesso para a divisão acima, enquanto as com menor desempenho são rebaixadas ao final do torneio.

Os torneios masculino e feminino de basquete, de todas as divisões, serão disputados nos seguintes ginásios: Colégio Santa Rosa, Colégio Marista, Sesi Almirante Barroso e Instituto Federal do Pará (IFPA). No futsal, as partidas serão realizadas também em quatro locais: Campi II e III da Universidade Estadual do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e IFPA.

No handebol, as partidas acontecem no Colégio Gentil, no Centro de Serviços Educacionais do Pará – Colégio Cesep, no IFPA e no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). Os jogos do voleibol são disputados nos seguintes locais: Ginásio dos Bancários, Colégio Ideal, Colégio Santa Catarina e Colégio Moderno.

EMBAIXADORES

Com o início das modalidades coletivas, um novo time de Embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude Belém chega à capital paraense. A armadora da seleção brasileira de basquete e atleta olímpica Adriana Moisés Pinto (Adrianinha), bronze em Sidney 2000, e o ex-jogador da seleção brasileira de voleibol Anderson Rodrigues, ouro em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008, passam a acompanhar os jovens alunos-atletas da maior competição esportiva escolar do Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.