Amazonas é destaque em evento de turismo em Lisboa

Lisboa, POR – O Estado do Amazonas foi o grande protagonista da abertura da 26ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que ocorreu na manhã desta quarta-feira (12 de março) no Centro de Convenções de Lisboa, em Portugal.

A solenidade de abertura do evento contou com um show completo dos bois Caprichoso e Garantido, que conquistaram as autoridades e convidados presentes.

A BTL, considerada uma das feiras de turismo mais importantes e estratégicas da Europa, chegou a sua 26ª inovando, tendo o Amazonas como “Destino Internacional Convidado”. “No histórico do evento nunca um Estado tinha sido o ‘Destino Convidado’. Nós do Amazonas quebramos essa barreira em grande estilo”, comemorou a presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Oreni Braga.

Além da titular da Amazonastur, o Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Airton Claudino, o presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, participaram e representaram o Amazonas na solenidade de abertura da BTL.

De acordo com Oreni Braga, o Amazonas vai começar a sentir os efeitos do investimento do Governo do Estado na Europa nos próximos meses. “Há dez anos estamos fazendo um trabalho forte de promoção na Europa, em especial em Lisboa.

Nosso esforço é tão grande que foi reconhecido pela TAP, que começará a operar o voo Lisboa-Manaus em junho”, destacou.

Para o secretário da Seplan, Airton Claudino, o Amazonas está no caminho certo ao se tratar de política promoção do Estado. “O Governo vem trabalho muito para estruturar as cidades turísticas do Amazonas. E esse esforço, aliado à estratégia arrojada de promoção da Amazonastur, vai colocar, sem dúvida, o Estado entre os principais destinos turísticos do mundo”.

Turistas portugueses – O Secretário de Turismo de Portugal, Adolfo Nunes, ficou muito entusiasmado com a participação do Amazonas na BTL 2014. “O turista português está muito empolgado com a possibilidade de conhecer uma das regiões mais lindas do mundo. E agora, vendo de perto uma festa tão fantástica como a de Parintins, tenho a certeza que muitos irmão lusitanos estarão no Amazonas nos próximos meses, principalmente durante os dias que antecederem o jogo entre Portugal e Estados Unidos”, disse Adolfo.

O jogo entre Portugal e Estados Unidos vai ocorrer no dia 22 de junho na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, pela primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Segundo a Embratur, mais de 11,5 mil bilhetes aéreos foram comprados pelos portugueses para o período da Copa do Mundo.

Voo TAP – A participação do Amazonas como “Destino Internacional Convidado” fortalece o voo que ligará Lisboa a Manaus, segundo Oreni Braga. “No último levantamento que tivemos acesso, os voos Lisboa-Manaus já passou a marca de oito mil reservas”, disse. Ainda durante o primeiro dia da BTL, a Amazonastur realizou um show de boi-bumbá no estande da TAP o que atraiu mais de mil pessoas.

Estande Amazonas – No estande do Amazonas, localizado no Pavilhão 3 do Centro de Convenções de Lisboa, o público, além de conhecer e receber todo o material promocional do Estado, pôde degustar um pouco a gastronomia amazonense, com iguarias à base de pirarucu, pupunha e tucumã. Além disso, os visitantes receberam informações sobre os principais pontos turísticos do Estado e puderam levar fotos impressas desses locais como recordação.

Para interagir ainda mais com os portugueses, a Amazonastur montou um “chute a gol”, no qual quem acertasse o gol por três vezes seguidas ganharia um prêmio.

Foto – Alfredo Fernandes / AGECOM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.