Amapá terá representantes em evento sobre manejo florestal

13-05amapaMacapá, AP – Educadores da rede estadual de ensino participam no período de 23 a 24 de maio do I Encontro Interestadual de Educadores do projeto Florestabilidade, que será sediado em Belém-PA. O evento é destinado aos docentes que concluíram o curso de formação realizado pelo projeto e que tenham experiências de aplicação para compartilhar com os demais professores.

O encontro visa promover a troca de experiências entre os professores que fazem parte do projeto Florestabilidade pela Fundação Roberto Marinho; no Amapá, é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Durante o debate, que reúne profissionais dos estados do Amapá, do Amazonas, do Acre, do Pará e de Mato Grosso, os educadores terão a oportunidade de reconhecer e difundir práticas criativas, inovadoras e exitosas de educação para o manejo florestal.

De acordo com coordenadora do projeto Florestabilidade no Amapá, Marcelina Dias Neta, o trabalho desenvolvido desde 2013 foi bastante produtivo e proveitoso para o ensino-aprendizagem dos alunos envolvidos. “O projeto fez com que os alunos se interessassem e buscassem mais conhecimentos sobre o manejo florestal, e o mais importante, despertou o interesse dos estudantes em ingressar em cursos do nível superior relacionados ao manejo florestal e o meio ambiente. Esse resultado gratificante é extremamente positivo, uma vez que ajuda o aluno a definir que caminho seguir na vida acadêmica”, declarou.

Os participantes terão acesso a aprofundar aspectos do conteúdo e da metodologia que ajudem o professor a melhorar seu trabalho com o Florestabilidade em sala de aula e junto à comunidade escolar como um todo. Dentre tantos benefícios, o projeto também busca fortalecer o papel do professor no processo de educação e requalificação no olhar dos jovens da Amazônia sobre as florestas. Ao mesmo tempo, a iniciativa conscientiza os alunos sobre a preservação do meio ambiente e valorização da natureza e abre novos caminhos para o ingresso em graduações na área ambiental.

Destaque

A Escola Estadual Elias Trajano, do município de Porto Grande, é uma das participantes do projeto, da qual dois professores foram selecionados para participar do encontro. A instituição de ensino tem se destacado pelo trabalho desenvolvido com docentes e alunos.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Elias Trajano, Adriana Idalino, o trabalho na instituição iniciou em fevereiro de 2013 e todos os professores da unidade educacional participaram das oficinas de formação do Florestabilidade, o conteúdo foi trabalhado com 565 alunos do ensino médio. “Os alunos ficaram entusiasmados com o Florestabilidade, se engajaram nas atividades e tiveram um ótimo aproveitamento de aprovação no ambiente escolar”, comemorou.

Os professores selecionados deverão apresentar amostras de trabalhos, resultados observados, dentre outros materiais desenvolvidos. O projeto vai custear as despesas de transporte e acomodação dos selecionados que tiveram a participação aprovada pela direção das escolas participantes.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.