Alunos da rede municipal passam por avaliação de desempenho

13-12alumosManaus – Cerca de 100 mil alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e do Programa da Aceleração da Aprendizagem (PAA) da rede municipal de ensino fizeram a Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ADE), na manhã desta sexta-feira, 12.

A prova é elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem o intuito de identificar as dificuldades individuais de cada unidade de ensino nos quesitos ensino do professor e aprendizado do aluno. Havendo necessidade, a secretaria monta um plano de intervenção para superar os problemas encontrados.

Esta foi a quarta ADE do ano de 2014. Na avaliação, os alunos responderam perguntas de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O diferencial desta prova é que ela continha questões com conteúdos de todos os bimestres. Os alunos de 8º ano também responderam a perguntas de ciências.

Segundo Núbia Breves, chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), setor responsável pela elaboração da ADE, a partir do desempenho dos alunos, a escola, com auxilio da Divisão Distrital Zonal (DDZ) e assessores pedagógicos da Semed, irá montar um plano de intervenção para combater as dificuldades detectadas.

“A Semed irá fazer intervenções a partir dos resultados da avaliação. Por exemplo, se em uma escola tal foi detectado que os alunos do 2º ano têm problema com o aprendizado de matemática, será montado um plano de intervenção para minimizar essa dificuldade. Isso já acontece desde a primeira prova e, segundo relato de pedagogos e diretores, o progresso já pôde ser percebido”, disse.

“Outra questão importante é fazer com que os alunos se familiarizem com provas de múltipla escola, já que as avaliações externas são desta maneira”, concluiu Breves.

Termômetro

O diretor da Escola Municipal Hiran de Lima Caminha, na zona leste, Alnan Richarles da Costa Neves,descreveu a ADE é como um termômetro que mede a qualidade do ensino ofertado na escola, escancarando as reais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.

“A ADE é importante porque não mascara resultados e mostra a realidade. O resultado da prova é, de fato, a realidade da aprendizagem que os alunos têm. Essa prova serve como termômetro para nós, para sabermos onde estamos falhando, onde devemos trabalhar com mais afinco e também onde devemos cuidar com mais carinho. Agora o mais interessante é que não é uma avaliação só do aluno. Aqui, são avaliados os professores, serviços gerais, pedagogos e o diretor também”, observou.

Na escola Hiran Caminha, além dos cerca de 400 estudantes que participaram da avaliação, quatro alunos especiais, que utilizam a sala de recurso da unidade ensino, também responderam as questões da ADE.

A professora Adriana Nogueira, da Educação Especial, disse que um professor foi disponibilizado para explicar as questões e acompanhar os alunos especiais na avaliação.

“Eles se sentem valorizados, se sentem iguais aos outros alunos. Aqui na escola fazemos esse trabalho constante de conscientização, então todos os alunos são iguais. Eles conseguem fazer a prova normalmente, às vezes até melhor que os alunos do ensino regular. A gente só precisa explicar a pergunta e eles respondem, e muito bem por sinal”, afirmou.

As provas da ADE foram aplicadas em todas as escolas da prefeitura e o resultado deverá ser anunciado em 20 dias.

TEXTO: THIAGO BOTELHO
FOTO: LTON SANTOS/SEMED

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