Aleam presta significativa homenagem a  policiais civis no Amazonas

Aleam presta significativa homenagem a  policiais civis no Amazonas

Manaus,, AM – O  dia de abril (26) foi de homenagens aos profissionais da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), instituição com 211 anos de atuação completados no último dia 21 de abril. Em evento de propositura do deputado Delegado Péricles (PSL) – realizado no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) – delegados, escrivães, peritos, investigadores e técnicos administrativos receberam certificados de reconhecimento pela contribuição à Segurança Pública do Estado.

Delegado Péricles homenageou 11 policiais, dentre eles, o mais antigo investigador de polícia do Amazonas, Manoel Ruy Cruz Botelho, com 92 anos. Os deputados Alessandra Campelo (MDB), Sinésio Campos (PT), Abdala Fraxe (Podemos) e Cabo Maciel (PR) também homenagearam outros profissionais da PCAM.

Integrante da Segurança Pública e oriundo da Polícia Civil, Péricles reforçou a importância da experiência adquirida enquanto policial para seu trabalho parlamentar e aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade de atenção aos que trabalham diariamente para manter a sociedade segura.

“Aproveitemos este dia para refletir sobre o papel desempenhado por homens e mulheres que compõem esta importante instituição, que dedicam seus esforços para deixar nossa cidade mais segura”, disse durante discurso.

Dificuldades

De acordo com o parlamentar, as condições, muito aquém das necessárias para o pleno exercício da função, evidenciam ainda mais o esforço e a qualidade dos profissionais atuantes nas polícias do Amazonas.

“Os problemas vivenciados por nossas polícias são de longa data. Por falta de visão e da má gestão de recursos públicos, nossa população não tem recebido a segurança merecida. Para se ter uma ideia, a única mudança significativa aconteceu há cerca de três anos, quando começamos a remeter os procedimentos policiais por via eletrônica.

Isso aconteceu, graças à vontade de dois delegados que otimizaram o serviço ao buscarem soluções de integração junto ao judiciário, sem custo algum para as polícias”, continuou.

Para o Delegado Péricles, uma mudança de postura precisa ser adotada urgentemente no que diz respeito não só à valorização dos policiais, mas à toda Segurança Pública. “Vamos iniciar uma mudança de paradigma. Vamos investir em tecnologia, integração e qualificação dos nossos quadros. As polícias e toda a população podem contar comigo para mudar o atual cenário”, completou.

Homenageados

O brilho nos olhos do senhor Manoel Ruy Cruz Botelho, 92, expressava o contentamento entre os policiais civis homenageados na manhã desta sexta-feira.

Acompanhado por um dos 22 filhos, o investigador aposentado mais antigo do Estado foi aplaudido de pé por todos os presentes na solenidade. “É uma emoção muito grande, eu com 92 anos, vir à Assembleia receber uma homenagem. Não tenho nem palavras. Não tive condições de estudar na minha adolescência como deveria e minha vida foi marcada por necessidade, mas também muito esforço e dedicação”, disse.

Outra homenageada pelo deputado Péricles foi a delegada Sansha Sodré de Couto Ramos, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). Para ela, o reconhecimento de um parlamentar colega de profissão é extremamente motivador.

“Nós sabemos o quanto é difícil nosso trabalho do dia a dia. O deputado Péricles nos entende e sabe disso também. Nossa função é de extrema importância para a sociedade e eu espero que os policiais sejam cada vez mais reconhecidos. Estamos ali, dia após dia, atuando para reduzir os índices de criminalidade, dar a tranquilidade que nossa população precisa.

A partir do momento  que somos reconhecidos, seguimos ainda mais fortes na missão”, concluiu.

Certificado

Receberam das mãos do deputado Delegado Péricles certificado de reconhecimento: os delegados Wandeslan Demetrius Souza de Queiroz, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD); e o delegado Luiz Felipe Dias Balieiro, diretor do Sindicato de Delegados de Polícia do Amazonas (Sindepol-AM); os investigadores Freud Vademberg Paiva dos Santos, Sander Vanzeller Albuquerque Santos, André Luiz Nascimento Siqueira e Elis Reury Nascimento Araújo. A escrivã Maria Auxiliadora Bitencourt Costa Heck, o perito Charles Cipriano de Souza e José Rubens Olart completaram a lista de homenageados.

Amazoninarede-Aleam

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.