Agricultores de Ipixuna (AM) são beneficiados com ações de Assistência Técnica e Extensão Rural

(Foto: Ascom)

Extensionistas da Unidade Local do IDAM em Ipixuna (distante a 1.368 quilômetros de Manaus), realizaram durante os meses de janeiro e fevereiro, visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER junto às famílias de vinte comunidades rurais do município, localizadas às margens dos rios Alto Juruá, Liberdade e seus afluentes.

A ação, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), tem como objetivo identificar, selecionar e mobilizar famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Sustentável (MDS) para serem assistidas pelo Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), por meio da Chamada Pública 05/2012.

Até agora já foram identificadas mais de cinquenta e seis famílias a serem beneficiadas, além de cerca de cento e trinta cadastros para atendimento futuro (busca ativa).

Segundo o gerente da Unidade Local de Ipixuna Luciano Vaz, a busca ativa é para identificar famílias em estado de extrema pobreza, para serem incluídas como beneficiárias do (PBSM) e contribuir com melhores condições de vida dos agricultores familiares.

De acordo com as metas e atividade do Plano, os extensionistas realizam ainda o Diagnóstico da Unidade Produtiva Familiar (UPF), que trata da identificação de todas as atividades agrícolas e não agrícolas e culturais desenvolvidas pelas famílias.

“Durante dois anos as famílias serão assistidas pela equipe do IDAM, com projetos produtivos que assegurem a alimentação e gerem renda às famílias, além de reuniões, cursos, palestras e atividades sociais e culturais a serem desenvolvidos,” afirmou Luciano.

Plano Brasil Sem Miséria tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva das famílias assegurando o acesso às políticas públicas, desenvolvendo segurança alimentar e renda tirando do estado de extrema pobreza, oportunizando melhores condições de trabalho, renda e melhor expectativa de vida.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.