Agência rebaixa nota de risco de Caixa, BNDES e BNDESPar

Amazonianarede – JB

Brasília – A nota de crédito de longo prazo da Caixa Econômica Federal, do BNDES e da BNDESPar (empresa de participações do banco de fomento) foi rebaixada pela agência de classificação de risco Moody’s de A3 para Baa2 (redução de dois graus).

De acordo com a Moody’s, a decisão se deve à “deterioração na qualidade de crédito intrínseca dos bancos e, particularmente, o enfraquecimento das suas posições de capital de nível 1”.

A agência acrescenta ainda que as instituições têm sido usadas como instrumentos de política anticíclica do governo e que isso tem provocado forte aumento dos ativos, tendo como contrapartida uma redução dos indicadores de capital.

Segundo a Moody’s, em dezembro de 2012, o capital de nível 1 do BNDES chegou a 8,4%, enquanto que o da Caixa caiu para o mínimo de 6,62%, ambos significativamente abaixo da média de 12,4% registrada para o sistema financeiro em junho de 2012. A agência acrescenta que a redução da nota da BNDESPar é uma consequência do corte do rating do BNDES, seu controlador.

Sobre a carteira de investimentos da empresa de participações, a agência afirma em nota que “em 2012, os investimentos do BNDESPar foram afetados pelo fraco desempenho do mercado acionário doméstico, tendo visto que a queda de 12,5% no valor dos investimentos em participações acionárias ocasionou um declínio de 93% no lucro líquido da empresa.”

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.