Acre: Festival Yawa começa no próximo dia 25, na Aldeia Nova Esperança

15-10acreRio Branco, AC – Será realizado de 25 a 30 de outubro um dos maiores encontros de povos indígenas no Estado, a 13ª edição do Festival Yawa. O evento acontecerá na Aldeia Nova Esperança, Vila São Vicente, entre os vales do Juruá e Tarauacá/Envira.

A celebração, que é um resgate da cultura tradicional da etnia, reunirá também lideranças de outras comunidades indígenas, além de turistas nacionais e estrangeiros que se deslocam milhares de quilômetros para participar, no coração da floresta, de uma conexão com a cosmologia do povo.

O evento faz parte do calendário de atividades culturais e turísticas do Acre, pois o local onde ocorre o festejo é um dos destinos mais procurados da rota Caminhos da Aldeia e da Biodiversidade, uma promoção do etnoturismo que está em fase de implantação e de ajustes.

O festival mantém viva a memória do povo Yawanawá, com suas danças, rituais, costumes, tradições e língua. O caráter cultural, espiritual e a identidade étnica da comemoração proporcionam o fortalecimento da cultura indígena e a aproximação com outras etnias e convidados da sociedade.

Sobre o “povo da queixada”

Yawanawa quer dizer “povo da queixada”. Eles se orgulham desse nome, pois se identificam com o porco selvagem: “Como as queixadas, nós andamos sempre em bando”.

Como outros grupos do tronco linguístico pano, o povo Yawanawa é resultante de uma longa dinâmica de alianças, guerras e migrações, sendo bastante complexas as razões e os processos históricos que levaram à formação de um grupo coeso e falante de uma língua comum.

A etnia vive um momento de ativa produção cultural, em que os rituais tradicionais com uso do uni (ayahuasca) são amplamente difundidos e valorizados, inclusive com a participação de mulheres nos estudos espirituais.

A língua também volta a ocupar lugar de prestígio entre o povo, apesar de ainda ser altamente ameaçada.

Por: Dell Pinheiro – Jornal Página 20

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.