Ações do Dia Mundial Sem Tabaco devem atingir centenas de pessoas em Manaus

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promove, no próximo dia 29 (quinta-feira), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado na referida data.

A expectativa é que mais de mil pessoas sejam atingidas pelas ações, informou o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, uma das atividades irá iniciar às 9h, no Largo são Sebastião, Centro de Manaus, com o tema “Fumar para quê? Eu quero é viver”, e cujo objetivo é reforçar as ações nacionais de combate ao fumo e os males causados por ele.

A coordenadora de Atenção Oncológica do Estado, Marília Muniz, informou que, na ocasião, serão oferecidos testes de Fargestron (que mede o nível da nicotina no sangue), de monóxido de carbono e, ainda, inscrições para fumantes que desejam passar por tratamento em um dos 14 Ambulatórios do Fumando existentes em Manaus e coordenados pela Semsa.

Além disso, haverá panfletagem nas ruas Eduardo Ribeiro e 10 de Julho pela Turma da Alegria, grupo parceiro da FCecon em ações realizadas nos bairros de Manaus e cuja adesão foi voluntária.

Nesses locais, profissionais do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) também estarão orientando a população acerca dos fatores de risco do tabagismo, hábito responsável por causar a maioria dos casos de câncer de pulmão, tipo da doença que mais mata no mundo, e que só este ano, somada aos cânceres de traqueia e brônquio, deve atingir cerca de 280 pessoas só no Amazonas, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Treinamento – Além das atividades promovidas no dia 29, a FCecon e a Semsa Manaus promoverão, entre os dias 26 e 28, um treinamento para cerca de 200 profissionais dos Ambulatórios do Fumante, no auditório da Fundação – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus -, de modo a orientá-los sobre como lidar com o público que procura o serviço com o objetivo de parar de fumar. A atividade será fechada e contará com palestrantes das duas instituições que o promovem, além de um especialista do Inca.

Também aderiram ao treinamento os municípios de Borba, Manacapuru e Coari, cujos gestores de saúde se mostraram interessados na implantação dos Ambulatórios do Fumante.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.