Ações de combate à malária encerram dia 23 de dezembro em Macapá

21-12amapaMacapá, AP – Encerra no dia 23 de dezembro mais um ciclo de combate à malária na capital. O trabalho é feito por agentes de endemias da Prefeitura de Macapá.

Dessa vez o trabalho foi concentrado em 24 comunidades ribeirinhas em torno do rio Pedreira como Carapanatuba, Ipixuna Miranda, Boa Vista e São Raimundo. Em todas as localidades estão sendo realizadas a busca ativa, exame com tratamento imediato, reconhecimento geográfico, borrifação intradomiciliar, fumacê e educação em saúde.

A malária é uma infecção parasitária transmitida de pessoa para pessoa através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado, que geralmente pica entre o anoitecer e o amanhecer. Algumas ações, como o uso de repelentes, mosquiteiro, calças e camisas de manga longa, podem reduzir a infecção.

Os sintomas da malária começam a desenvolver-se geralmente sete dias após o início da infecção e assemelham-se aos da gripe, como dores de cabeça e musculares, tosse, arrepios, suores e cansaço. No caso da doença progredir sem que seja administrado tratamento, pode levar a comprometimento cerebral, convulsões e à perda de consciência.

Fonte: Diário do Amapá

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.