Acervo literário da ‘Casa do Livro’ recebe dois romances inéditos de escritores amazonenses

16-06acervoManaus – Duas novas obras escritas por autores amazonenses foram lançadas nesta segunda-feira, 16 de junho, na “Casa do Livro”, espaço instalado no Centro Cultural Povos da Amazônia (Praça Francisco Pereira da Silva, s/nº, Crespo, zona sul). Os livros “Hereditariedade Revelada”, de Alcemar da Silva Falcão, e “Olimpo de Vento”, de Wagner Bentes, foram contemplados no programa “Mania de Ler”, da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), que tem a política de publicar obras literárias de escritores locais como estímulo à produção literária no Estado.

Até o dia 11 de julho, os aficionados por literatura terão a oportunidade de conhecer outras produções inéditas de amazonenses e revisitar autores consagrados. A maratona de lançamentos na “Casa do Livro” inclui oito obras selecionadas via edital de Literatura. A lista contempla diversos gêneros, como poesia, ensaio e filosofia, além de estudos sobre as tradições dos povos da região, entre outros.

A iniciativa também faz parte da programação “Amazonas de Todas as Artes”, promovida pelo Governo do Estado que vai oferecer 997 atividades e eventos para o público presente na capital amazonense no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

“Com a Casa do Livro, que integra o programa ‘Mania de Ler’, estamos projetando os autores amazonenses para o mundo, já que teremos jornalistas e turistas de diferentes países em Manaus durante a Copa. Essa é a oportunidade de mostrar o talento de nossos escritores e poetas”, explica o secretário estadual de Cultura, Robério Braga.

Estreia profissional

Para o professor de Geografia Alcemar da Silva Falcão, autor do romance “Hereditariedade Revelada”, a oportunidade vem com sentimento de realização. Apaixonado por contos, em “Hereditariedade Revelada”, ele conta a história de uma jovem garota que se apaixona pelo mesmo homem que, por muitos anos, foi a paixão reprimida da mãe dela.

“Eu nunca escrevi profissionalmente, mas essa oportunidade me abre portas e janelas para eu me tornar um escritor reconhecido”, disse Alcemar, revelando que já tem outros projetos em andamento.

Para o autor de “Olimpo de Vento”, Wagner Bentes, a publicação do livro soou como o brotar de uma semente que ele cultivava desde 2007. “Eu escrevi o romance, mas nunca tive a oportunidade nem condições financeiras de publicá-lo”, contou Bentes. O romance conta a história de um garoto que vive o dilema de amar e ser rejeitado desde a infância, primeiro pela família, depois, pela mulher amada.

‘Mania de Ler’

O programa existe desde 2007 e já lançou mais de mil títulos, oferecendo a oportunidade de publicação para escritores locais que não tem condições de custear o lançamento de suas obras. O diretor do Departamento de Literatura da SEC, Antônio Auzier, explicou que antes ser de publicada a obra passar por uma avaliação prevista em edital. “Uma vez aprovada em edital, o material passa por um conselho editorial que vai analisar se o livro tem valor literário”, esclareceu Auzier.

Ainda segundo o diretor do Departamento de Literatura, uma vez aprovado, é impresso 300 exemplares do livro, quantidade que é distribuída entre o próprio autor e a outra parcela é distribuída pelas bibliotecas e espaços culturais públicos do Governo do Estado.

Para mais informações sobre as ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e visite o novo Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

Foto – Michael Dantas / Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.