Acendimento da pira marca início das seletivas do Jea’s 2013 em Manacapuru

Na tarde de quarta-feira, 15 de maio, Manacapuru realizou a abertura das seletivas da 36ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA´s 2013) com a presença das delegações do polo 1, que engloba, além da sede, mais oito municípios: Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Novo Airão, Iranduba, Manaquiri, Caapiranga e Beruri.

O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

Segundo a secretaria da Sejel, Alessandra Campêlo, os nove municípios do polo 1 vão reunir 900 atletas-estudantes, de 12 a 17 anos, em partidas seletivas até 24 de maio.

“O polo 1 será disputado em sete modalidades: handebol, voleibol, xadrez, vôlei de praia, futsal, atletismo e tênis de mesa. O Governo do Amazonas vem investindo no desporto estudantil e revelando, através do JEA’s, talentos em diversas modalidades esportivas”, disse Campêlo, que aguarda as equipes campeãs do polo para a etapa final em Manaus, de 1 a 10 de agosto.

O estudante-atleta manacapuruense Guilherme Afonso Batista Nogueira, 16 anos, da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, entregou a chama olímpica para o lutador de MMA Ronys Torres, que acendeu a pira, dando início às seletivas em Manacapuru.

“Quando era estudante já participei do JEA’s e gosto da lembrança daquela época. Fico feliz em poder voltar e participar deste momento importante”, disse Ronys.

Após ter conquistado o cinturão na Champions League, no Rio de Janeiro, o Governo do Amazonas reafirmou o apoio ao lutador com suporte técnico e passagens aéreas para as competições.

“Através do governador Omar e da secretária Alessandra, tenho a oportunidade de estar sempre presente em Manacapuru e incentivar o atleta local para que ele não desista do sonho. O fato de ser do interior não impede o atleta de conseguir projeção nacional e internacional no esporte. Basta ter foco, fé, força de vontade e perseverança”, disse Ronys que enfrentará o goiano Geraldo Ferro, no próximo dia 23 de junho, durante o Shooto Brasil, que será realizado pela primeira vez na capital amazonense.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.