Ação alerta motoristas contra trabalho infantil

(Foto: Técnicos Peti)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) promoveu, na manhã de ontem (20), uma ação de sensibilização, nas ruas de Manaus, para os condutores de veículos automotivos.

A ação foi realizada pelos técnicos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Avenida Mário Ypiranga e no cruzamento das ruas Maceió e Pará, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

O objetivo da ação foi sensibilizar e alertar os motoristas e motociclistas sobre os malefícios causados pelas doações ou compras de produtos de qualquer natureza de crianças e adolescentes nos semáforos e cruzamentos. A ação foi motivada pelo grande número de crianças que as equipes de abordagem social da Semasdh tem encontrado trabalhando nos semáforos e esquinas da cidade, o que aumenta nesta época de fim de ano.

Segundo a coordenadora do Peti, Iracilda Nascimento, a receptividade dos condutores de veículos foi excelente. “Os motoristas parabenizaram nossa iniciativa e ouviram com atenção nossas orientações de que lugar de criança e adolescente é na escola, e ao dar esmolas, as pessoas incentivam estas crianças a abandonar os estudos e a ficarem na mendicância”.

Além da equipe de referência composta por assistentes sociais, psicólogos e cuidadores sociais, a ação também teve a participação de conselheiros tutelares. Foram retiradas das ruas dez crianças encontradas pedindo esmolas ou vendendo balas. Nove delas foram entregues às suas famílias, tendo os responsáveis sido notificados e convocados a comparecer ao Conselho Tutelar de sua zona. A décima criança foi encaminhada ao Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) para Crianças e Adolescentes, pois os pais da mesma não foram encontrados em condições de acolhê-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.