Abertura de jogos reúne centenas de alunos da zona Rural de Manaus

13-05jogosruralManaus – Cerca de 350 alunos participaram, na segunda-feira, 12, da abertura dos Jogos Estudantis do Rio Negro e do Rio Amazonas, organizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). As competições iniciais ocorreram na comunidade Paraná do Chita, na Escola Municipal Mário Palmério, localizada às margens do Rio Negro. Os jogos continuam até sexta-feira, 16.

Ao todo, alunos de 12 comunidades do Rio Negro, entre elas as comunidades Santa Izabel, Bela Vista, Costa do Arara, Nova Canaã e comunidade indígena de Terra Preta, foram até a escola para participar de atividades físicas nesta segunda-feira.

Segundo a gestora da Escola Municipal Mário Palmério, Aurinéia Freire de Souza, os jogos foram realizados na escola da comunidade devido ao interesse dos alunos. “Quando falamos dos jogos, os alunos ficaram bastante empolgados. Então levamos essa possibilidade para a Divisão Rural e foi bem aceita até por uma questão de logística. Aqui fica perto das outras comunidades vizinhas”, informou. A Divisão Rural é o setor da Semed responsável por todas as escolas localizadas na área ribeirinha e rodoviária.

Assessora pedagógica da Divisão Rural e uma das responsáveis pela organização dos jogos, Fernanda Freitas informou que o primeiro dia de disputas foi produtivo e disse esperar pelo mesmo sucesso no restante da semana. “Esse foi apenas o primeiro dia e tivemos apenas o futebol. Durante a semana teremos outras atividades com um numero maior de alunos, que pode chegar a 700, pois há comunidades distantes que fazem a inscrição no dia dos jogos”, relatou.

Enfrentar uma hora de viagem de barco até o local dos jogos é algo que fica em segundo plano para a gestora Rosimare da Silva, que levou 20 alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, localizada na comunidade Nova Canaã, no Rio Negro, para disputar os jogos. “Nós fazemos o possível para levar essa oportunidade para os alunos. É uma boa iniciativa da secretaria. Na nossa escola temos 75 alunos, mas com a idade adequada para a participação nas modalidades temos, apenas, 20 e fizemos de tudo para trazê-los, disse.

Os alunos participantes têm entre 8 e 17 anos e estão divididos nas categorias mirim, infantil e juvenil. Os jogos, como informou Freitas, servem como uma primeira seletiva para as Municipíadas, que ocorrem em outubro, na zona urbana. “Antes das Municipíadas, temos outra seletiva no mês de agosto no CSU do Parque 10, em Manaus. Tudo isso é para que todos os alunos, de todas as comunidades participem dos jogos, já que por questões de logísticas ficaria inviável levar todos em outubro. Portanto, selecionamos os primeiros e segundo colocados em cada modalidade e, como “premiação”, eles ganham essa ida até a capital”, informou.

Texto: João Pedro Figueiredo – Foto: Rodemarques Abreu

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.