Manaus – Mais de 200 pessoas participaram da abertura da exposição “A Voz do Fogo”, na noite desta quarta-feira, 5, no Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus.
A mostra é uma homenagem a Alan Moore, um dos autores mais respeitados no mundo dos quadrinhos, e conta com 60 obras de artistas locais inspiradas em suas histórias.
A atividade é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Strategos Gestão Cultural, e integrou o calendário do Dia Nacional da Cultura Brasileira, celebrado no mesmo dia.
“Lembrai, lembrai o 5 de novembro”, diz a famosa frase de Guy Fawkes, britânico que inspirou a máscara do protagonista de ‘V de Vingança’, utilizada também por outros revolucionários mundo afora. “Logo, nada mais apropriado do que essa data para realizar a abertura da exposição”, declarou o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), José Augusto Cardoso.
Ao todo, 22 artistas compõem, com suas obras, o acervo da exposição, formada por ilustrações baseadas em diversas histórias de Moore, como ‘Monstro do Pântano’, ‘A Liga Extraordinária’, ‘Do Inferno’, entre outras. Os trabalhos foram produzidos utilizando materiais e técnicas diferentes, como nanquim, graffiti e acrílico.
Segundo Cardoso, a exposição faz parte da proposta da Fundação em dar visibilidade a diversos segmentos da classe artística. “Um dos nossos objetivos é sempre dar espaço à arte, que é algo provocador por natureza. Quando recebemos o projeto da exposição, ficamos honrados em homenagear Moore e mais felizes depois de vermos a qualidade dos artistas locais, a maioria jovem. Demos condições a eles, oferecendo um espaço nobre à altura dos trabalhos apresentados”, afirmou o diretor.
Alan Moore é um dos mais premiados roteiristas de histórias em quadrinhos das últimas décadas e um dos responsáveis por consolidar o formato de graphic novel (ou romance gráfico) a partir de obras como a clássica ‘Watchmen’. Vários de seus trabalhos também já foram adaptados ao cinema. Entre os prêmios conquistados pelo autor, estão o Eisner Awards e o Hugo Awards.
A produção extensa do roteirista britânico foi a referência para os artistas amazonenses criarem suas releituras. Vários dos ilustradores aproveitaram o lançamento da exposição para homenagear o autor também incorporando seus personagens com fantasias, como o Rorschach de ‘Watchmen’ e o V de ‘V de Vingança’.
Para o grafiteiro Rogério Arab, a mostra foi uma oportunidade de entrar em contato com a obra de Alan Moore. “Eu só conhecia o filme ‘V de Vingança’, mas quando recebi o convite decidi pesquisar mais sobre o Moore. Foi um processo legal e ele, com certeza, ganhou mais um fã. Além disso, pudemos reafirmar a produção do graffiti nesse cenário de artes visuais em Manaus”, enfatizou Arab, responsável por um painel que retrata o personagem V em tons cinzentos, usando a famosa máscara.
A ilustradora Denise Vincentim também mergulhou no trabalho do britânico a partir da mostra e escolheu ‘A Liga Extraordinária’ como inspiração. “Ele é um grande artista. Busquei contextualizar o meu estilo com esse ar mais obscuro dele, inclusive trabalhando elementos como a moldura”, disse Denise.
Já o grafiteiro Di Paradise buscou o ‘Monstro do Pântano’ como referência para seu painel.” Eu tinha que representar de uma forma muito generosa o trabalho dele e acabei me superando porque saí um pouco de algumas técnicas com as quais eu estava acostumado a trabalhar”, afirmou.
Programação
A exposição ‘A Voz do Fogo’ fica em cartaz no Paço da Liberdade até o dia 5 de dezembro. Durante este período, mesas-redondas e palestras também serão realizadas no espaço a fim de estimular o debate sobre o cenário dos quadrinhos no Amazonas.
De acordo com a diretora de arte e produção da Strategos Gestão Cultural, Sarah Farias, a ideia é aproximar o trabalho dos artistas do público e do mercado. “Buscamos revelar o potencial que a arte dos quadrinhos tem na região. A exposição é uma chance de mostrarmos o que é feito aqui por pessoas de diversas áreas, inclusive do graffiti”, afirmou Sarah.
“Fico feliz por termos a aprovação do próprio Alan, com quem conseguimos entrar em contato antes de organizarmos a mostra. A esposa dele, Melinda, nos telefonou dizendo que eles davam o maior apoio e que só não viriam porque ele não viaja, não sai do Reino Unido por nada”, completou Sarah.
Ainda conforme Sarah, quem quiser adquirir alguma das obras em exposição pode entrar em contato através da página da Strategos no Facebook e solicitar o catálogo completo com os valores.
Já a programação completa das palestras e mesas-redondas pode ser conferida abaixo.
SERVIÇO
O quê: Exposição ‘A Voz do Fogo’
Quando: De 5 de novembro a 5 de dezembro
Onde: Paço da Liberdade – Rua Gabriel Salgado, s/n – Centro
PROGRAMAÇÃO
06/11 (quinta), às 18h – Palestra ‘O Contexto Político de V de Vingança’, com Sarah Farias
07/11 (sexta), às 18h – Palestra ‘A Estética e a Linguagem de Watchmen’, com Evaldo Vasconcelos
14/11 (sexta), às 18h – Mesa-redonda ‘Quadrinhos e Cinema: as Adaptações das Obras de Alan Moore’, com Tom Zé e Rod Castro
18/11 (terça), às 18h – Mesa-redonda ‘A Influência do Trabalho de Alan Moore no Mercado de Quadrinhos’, com Wilson Prata, Evaldo Vasconcelos e Sarah Farias
21/11 (sexta), às 18h – Mesa-redonda ‘Produção Nacional de Quadrinhos, com Ely Sena, PulaPirata e Animeniac X Mao
Texto: Gabriel Oliveira
Fotos: Gabriel Oliveira, Leonardo Mancini e Mario Oliveira