Manaus, AM – Mais de 90 artesãos irão expor seus trabalhos na Feira de Artesanato do Aniversário de Manaus (Fama), no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, no período de 11 a 24 de outubro, das 16h às 23h, de segunda a sexta-feira; e das 9h às 23h, aos sábados, domingos e feriados.
O evento é promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Economia Solidária da, Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).
O objetivo da Fama é oferecer mais espaços para que os artesãos possam mostrar seus produtos e artes. Haverá desde objetos decorativos e de uso doméstico até peças de arte, entre outros. Ao todo serão 30 barracas com exposição de obras que utilizam todas as técnicas de artesanato e matérias-primas, incluindo reutilização de materiais recicláveis.
A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, explica que o objetivo da Feira de Artesanato é permitir que os artesãos tenham acesso ao mercado e possam aumentar e otimizar suas vendas.
Empreendedor
“O artesão é um empreendedor por natureza. O que temos feito é dar condições para que eles se modernizem, preparem-se para o novo cenário em que o país está vivendo e possam melhorar as suas vendas, o que muitas vezes garante o sustento de suas famílias”, explica Ananda, ressaltando a orientação do prefeito Arthur Neto, em garantir mais oportunidades a todos que queiram empreender, gerando renda e movimentando a economia na cidade.
A Semtrad conta hoje com mais de 200 artesãos cadastrados. Todos os anos são realizados eventos que promovam o escoamento dos produtos elaborados pelos artistas. “Temos percebido um movimento de migração de pessoas que buscam no artesanato desde uma forma de terapia ocupacional até a geração de renda para as famílias”, explica o diretor da Economia Solidária da Semtrad, Virgílio Melo. “É também uma maneira de fazermos com que a população conheça o talento dos nossos artesãos, ao mesmo tempo, em que têm acesso a produtos úteis com preços acessíveis”, salientou.
Amazonianarede