A Policlínica Codajás mantém certificação da qualidade

(Reportagem: Anderson Vasconcelos)

A Policlínica Codajás, unidade ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), recebeu recomendação pela manutenção da certificação de qualidade, por atender aos requisitos da norma ISO 9.001/2008.

O resultado foi anunciado pelo organismo certificador TÜV Rheinland do Brasil, após dois dias de realização da 5ª auditoria de acompanhamento.

A avaliação de controle externo, iniciativa apoiada pelo Governo do Estado, é um procedimento obrigatório e vem sendo realizada desde que a unidade de saúde recebeu o selo de referência em 2010. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, diz que a iniciativa mostra o comprometimento da unidade em oferecer um serviço de excelência.

A 5ª auditoria de acompanhamento avaliou um escopo bastante amplo e diversificado da unidade ambulatorial, do setor responsável pela realização de consultas médicas especializadas aos serviços de apoio e diagnóstico, além dos Programas especiais de saúde, como o de Atenção Integral ao Deficiente (Paid) e de Saúde do Adolescente (Prosad).

De acordo com relatório emitido pela TÜV, a organização atende de forma satisfatória a norma. O documento destaca como pontos fortes os investimentos em softwares que garantem mais agilidade e segurança aos serviços de apoio da unidade, como o recém-adquirido sistema de controle eletrônico do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same). O software garante maior controle à entrada e saída de informações no prontuário dos pacientes, além da otimização do tempo de trabalho da equipe de que manuseia os dados.

Avaliação – Para o diretor geral da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu, o resultado, conquistado mais uma vez pela instituição, é fruto da consolidação da política de gestão da qualidade na unidade ambulatorial. “O nosso compromisso é assegurar a satisfação da população, por meio da revisão contínua dos nossos processos e procedimentos de saúde, entre os quais consultas, procedimentos e exames”, disse o gestor.

“Possuir a credencial da qualidade é motivo de muito orgulho para nós e um parâmetro para que melhoremos cada vez mais”, afirmou. Shimizu também agradeceu aos trabalhadores da unidade de saúde pelo empenho e envolvimento no processo de manutenção da qualidade. “O esforço e o comprometimento de cada um é que torna isso possível”, arrematou.

No entendimento do representante da direção no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), Jackson Silva, o comprometimento dos trabalhadores só tem sido possível, entre outras razões, porque os profissionais têm encarado a auditoria como uma oportunidade de melhoria contínua dos serviços. “O processo de avaliação é para nós também uma oportunidade de aprendizagem, de transformar as falhas em soluções para os problemas diários”, afirmou Silva, destacando que essa é a tônica do SGQ.

Em Números – De acordo com o relatório da Estatística Geral da unidade de saúde, a Policlínica Codajás realizou mais de 75 mil atendimentos em consultas médicas especializadas, de janeiro a julho deste ano. Ao todo, são 35 especialidades, além de nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem e assistência farmacêutica.

Só no Laboratório de Análises Clínicas (LAC), um dos setores de destaque da unidade ambulatorial, foram realizados 104,3 mil exames de janeiro a julho deste ano, 6,5% a mais que o quantitativo registrado no mesmo período de 2012. Até julho de 2013, o LAC, que disponibiliza 43 tipos de exames – distribuídos entre os ramos da hematologia, imunologia, parasitologia e bioquímica –, atendeu 13.074 usuários da capital e do interior, quantidade 2,6% superior ao número de pacientes atendidos no acumulado comparativo de 2021.

De janeiro a julho também cresceu o número de atendimentos fisioterapêuticos, passando de 5.006, no acumulado de 2012, para 5.698, no mesmo período de 2013, ou seja, um aumento de 13,8%. As consultas nessa área apresentaram incremento de 11,2% nos primeiros sete meses deste ano, no quadro comparativo com 2012.

Além dos exames laboratoriais e dos procedimentos em fisioterapia, a Policlínica Codajás dispõe de exames radiológicos simples, ultra-sonografia, endoscopia, ecocardiograma, teste ergométrico, espirometria, audiometria, eletrocardiografia, eletroencefalografia, serviços de apoio e diagnóstico que também foram aprovados durante a auditoria.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.