A media de celulares roubados/furtados  diariamente em Manaus é de 87 aparelhos

A media de celulares roubados/furtados  diariamente em Manaus é de 87 aparelhos

Manaus, AM – A cada dia do ano de 2017 foram roubados e furtados, em média, 66 celulares em Manaus, de acordo   dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

A ação dos criminosos avançou e, essa média de furtos e roubos saltou para 87 aparelhos celulares furtados e roubados diariamente na capital, somente nos seis primeiros meses deste ano. Os assaltantes, em alguns casos, mataram as vítimas para roubar os aparelhos.

Foram furtados e roubados 24.213 celulares no ano passado em Manaus. Os criminosos foram responsáveis pelo furto e roubo de 15.921 aparelhos de telefonia móvel, de janeiro a junho deste ano.

A maioria dos crimes é de roubos, com 11.436 casos no primeiro semestre. Esse número já corresponde a 62,3% da quantidade total de celulares roubados no ano passado. Já os 4.485 casos de furtos de celulares, que ocorreram nos seis primeiros meses, correspondem a 75,2% da quantidade total de celulares furtados no ano passado.

Violência

Mesmo roubando os aparelhos, os assaltantes armados, em alguns casos, matam ou deixam feridos as vítimas. Uma das vítimas que entrou para os índices de latrocínio (roubo seguido de morte) foi um colaborador do Inpa morto durante assalto em um ponto de ônibus, na Avenida André Araújo, Zona Centro-Sul de Manaus.

No último dia 31 de julho, o voluntário de 34 anos foi baleado por um assaltante após pedir para não ter celular levado durante o roubo. Ele atuava como colaborador voluntário no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, nas proximidades de onde foi morto. A morte violenta gerou revolta em familiares e amigos, motivando um protesto nesta semana.

Combate

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas disse que a polícia tem feito ações para coibir roubos e furtos de celulares, na capital. Os números totais de celulares recuperados no ano passado e 2018 não foram divulgados.

No entanto, a SSP informou que em duas fases da Operação “Fora de Área”, sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) foram apreendidos 754 celulares, 59 tablets, 13 notebooks, além de 55 carcaças de celulares.

Os equipamentos estavam no Centro, Zona Sul, e no bairro São José, na Zona Leste. Todos os equipamentos estavam sem nota fiscal, o que indica que podem terem sido furtados e roubados.

Em outra operação do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), 200 aparelhos celulares também foram recuperados no centro da capital, por falta de documentação de procedência.

Em 2017, foram bloqueados 900 celulares furtados e 1.830 aparelhos de telefonia móvel roubados. Veja como solicitar o bloqueio do aparelhona Polícia Civil. O celular também pode ser bloqueado pelo IMEI.

Amazoninarede-Rede Amazonica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.