A festa já começou; Parintins respira Boi Bumbá

Parintins, cidade nascida na margem direita do rio Amazonas, o maior rio do mundo, onde acontece a maior manifestação popular cultural do norte do Brasil e do mundo. Entre o rio e a floresta há um povo que transformou uma festa popular de enredo conhecido, em um espetáculo belo, maravilhoso, cheio de encantos e magias que emociona todos que a assistem.

Um povo que tem a miscigenação do negro, do branco e do índio, que mistura o seu cotidiano real, com o imaginário, suas lendas e seus mitos. Uma brincadeira brotada da alma cabocla, de pessoas simples, humildes, ribeirinhas, pescadores, que no terreiro ou quintal de suas casas, sempre ao redor de uma fogueira criaram a festa, que hoje transformou-se em referencia cultural do estado do Amazonas.

O boi CAPRICHOSO e o boi GARANTIDO personagens central da festa, sempre rodeados de vaqueiros, das morenas belas e embalados pelas belas toadas, acompanhado do rufar dos tambores. Durante mais de duas horas a toada é a trilha sonora que embala e contagia a festa, fazendo freneticamente uma multidão de gente, vibrar, cantar e se emocionar.

Os artistas são caboclos, nativos, pessoas simples que dão vida a todos os personagens dessa grande festa. Este ano, a festa comemora cem anos, com algumas contestações e questionamentos, mas é inquestionável a sua beleza, sua riqueza, que mistura imaginário, com realidade, beleza poética de suas belas toadas, inspirada na beleza exuberante de seus rios, fauna e flora.

Uma cidade que alem das belezas naturais, tem a beleza de seu povo alegre, hospitaleiro, amigo, cativante, que está esperando de braços abertos a todos, para compartilhar dessa celebração esplendorosa de alegria e acender a fogueira da emoção. Azul e branco e Vermelho e branco, são as cores do nosso pavilhão e das nossas paixões.

Ao som dos tambores da marujada de guerra e da batucada da baixa, a mais bela festa popular do mundo vai começar.

“Desde criança Eu brinco boi no Caprichoso …”
“Eu brinco boi como brinca uma criança… no Garantido”

Messias Cursino/JI

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.