Nas comemorações dos 125 anos do TJAM, Gov. José Melo é homenageado

Gov. José Melo, condeccorado
Gov. José Melo, condecorado com a Medalha do Mérito Judiciário e Acadêmico

Manaus, AM O governador José Melo foi um dos homenageados que receberam a Comenda do Mérito Judiciário e Acadêmico, honraria cedida Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na noite desta terça-feira, 13 de dezembro, em comemoração aos 125 anos da Corte.

O evento aconteceu no auditório Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, prédio anexo ao TJAM – o Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira -, localizado na avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

A Comenda do Mérito Judiciário e Acadêmico foi entregue a 56 pessoas físicas e jurídicas que prestaram relevantes serviços à educação judicial e à magistratura estadual, e tendo ainda contribuído para a evolução e aprimoramento do Poder Judiciário no Estado.

“Tenho certeza de que  falo por todos os homenageados quando digo que estou muito emocionado e envaidecido por receber tamanha honraria na data de hoje.

A justiça do Amazonas é  uma grande aliada e merece todas as felicitações pelos 125 desta casa, que é motivo de grande orgulho para todos”, disse o governador José Melo, que participou da cerimônia acompanhado da primeira dama do Estado, Edilene Gomes.

A Comenda

A criação da Comenda do Mérito Judiciário e Acadêmico do aniversário de 125 anos da Corte foi assinada em outubro deste ano, por meio do Ato de Administração Conjunta nº 01/2016, pelos desembargadores Flávio Pascarelli e Ari Jorge Moutinho, respectivamente, presidente do TJAM e diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

A intenção, de acordo com os magistrados, é reconhecer e agradecer aos que se dedicaram ao engrandecimento do Tribunal de Justiça do Amazonas.

De acordo com o diretor da Esmam, desembargador Ari Jorge Moutinho, a homenagem é também uma oportunidade para lembrar um pouco da história do Poder Judiciário no Amazonas e onde avançou. “Quando iniciei na Magistratura, por exemplo, os juízes e servidores tinham que manusear processos físicos, muitas vezes com diversos volumes, bem diferente do momento atual, uma vez que os avanços da Tecnologia da Informação permitiram o acesso virtual aos processos, contribuindo assim para proporcionar uma maior celeridade ao judiciário”, destacou.

TRE

Em uma cerimônia realizada logo em seguida, também com a presença do governador José Melo, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), realizou uma sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral do Amazonas para diversos homenageados que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral do Amazonas.

A Comenda, instituída pela Resolução nº 9 de 2010, destina-se a homenagear personalidades e entidades que por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, mereçam a especial distinção. A outorga é decidida mediante um processo individual e por indicação do presidente, vice-presidente e outros juízes membros da Corte Eleitoral, que partem do pressuposto de que a contribuição de autoridades e entidades feita à sociedade, através da Justiça Eleitoral, deve ser reconhecida por meio da concessão anual desta comenda.

Amazonianrede-Secom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.