Aberta a programação da Semana da Pátria no Amazonas

A abertura da Semana da Pátria, ocorreu ontem, dia 1º

 

A abertura da Semana da Pátria, ocorreu ontem, dia 1º
A abertura da Semana da Pátria, ocorreu ontem, dia 1º

Amazonas – Com a temática “Educação transformando a vida das pessoas no Amazonas”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e qualidade do Ensino (Seduc), abriu  oficialmente, ontem, dia 1º de setembro, as atividades da Semana da Pátria e do Amazonas 2016.

As programações cívicas são direcionadas para estudantes e a comunidade em geral, e tem por objetivo destacar os fatos históricos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província (5) e da Independência do Brasil (7).

Abertura oficial

Na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, acontece a Cerimônia da Bênção do Fogo Simbólico da Pátria, às 7h30 na Igreja Nossa Senhora do Sameiro, na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Em seguida, será realizada a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, com saída da igreja às 8h15 com destino ao Complexo Ponta Negra (próximo ao posto da Guarda Municipal), onde, às 9h, acontece a Solenidade de Abertura da Semana da Pátria e do Amazonas 2016.

No dia 5 de setembro, às 7h30, acontece a Homenagem Póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha (1º presidente da Província do Amazonas). A solenidade será na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade). Às 10h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, acontece o Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado.

Desfile escolar

Com aproximadamente 7 mil estudantes, da rede estadual e municipal de ensino, bem como alunos da rede privada, como o Centro Educacional Batista Canaã, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) – Campus Zona Leste, dos Desbravadores Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia e alunos-militares do Colégio Militar de Manaus e dos Colégios da Polícia Militar do Amazonas da Rede Estadual de Ensino vão abrilhantar os desfiles, com início programado para às 17h do dia 5 de setembro. Como acontecem tradicionalmente, os desfiles serão no Centro de Convenções – Sambódromo.

No total, 15 pelotões vão passar “avenida do samba”, abrindo os desfiles com o pelotão Educação Especial, com a Coordenadoria Distrital de Educação 1; E.E. Manoel Marçal; E.E. Diofanto Vieira Monteiro; E.E. Augusto Carneiro dos Santos; Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Abrigo Moacir Alves; Associação Futuristas do Amazonas; Colégio Brasileiro Pedro Silvestre; Colégio Amazonense Dom Pedro II; Bandeiras das Escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 1; Frei Silvio Vagheggi (Fanfarra) e Equipe da CDE 01 e Gestores Escolares.

Fechando o desfile escolar, vem os Colégios da Polícia Militar do Amazonas da Rede Estadual de Ensino, com aproximadamente 3 mil alunos, divididos entre o grupo Suçuarana, Programa da PM Formando Cidadão, Colégio da Polícia Militar de Petrópolis e os CMPMs Marcantônio Vilaça II; Waldocke Fricke de Lira; Áurea Pinheiro Braga; Eliana de Freitas Moraes e Evandro Carreira.

Dias 6 e 7

No dia 6 de setembro, às 9h, na praia da Ponta Negra, acontece o Desfile Naval. No feriado do dia 7 de setembro, às 8h15, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) e com apoio da Secretaria e Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e Cerimonial do Governo do Estado, será realizado o Desfile Militar. O Desfile Militar também será no Centro de Convenções – Sambódromo.

Encerrando as festividades de Semana da Pátria e do Amazonas, a solenidade do Abafamento do Fogo Simbólico acontece no Complexo Ponta Negra, às 17h, e será coordenada pela SEDUC e Maçonaria.

Homenageados

Neste ano, três personalidades serão homenageadas. Na categoria vulto nacional será o artista Moacir Couto de Andrade. Ele iniciou sua carreira profissional como desenhista de construção, área que atuou por mais de duas décadas e dedicou sua vida a criar projetos na área de engenharia, ao mesmo tempo em que produzia suas obras de arte. É reconhecido internacionalmente pelas obras que retratavam a região amazônica e a vida ribeirinha. Moacir Couto de Andrade faleceu no dia 27 de julho deste ano, aos 89 anos, vítima de complicações biliares.

Na categoria vulto estadual, a empresária Ritta de Cássia de Araújo Calderaro será homenageada. Casada com o jornalista Umberto Calderaro Filho, fundador do jornal A Crítica, continuou à frente dos negócios do grupo Rede Calderaro de Comunicação após a morte do marido, por mais de 20 anos.  Faleceu no dia 25 de junho deste ano  e deixou uma história marcada pela luta diária de trabalho.

Na categoria mulher amazonense, a homenageada será a professora Maria das Graças Silva. Concursada da SEDUC desde 1974, ela foi professora nas escolas estaduais Santa Terezinha e Humberto de Campos. Em sua jornada como educadora, tem realizado importante trabalho em prol das crianças, jovens e indígenas do Amazonas.

Amazonianarede-seduc

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.