Defesa Civil cria núcleo de proteção nos bairros

Amazonianarede – Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil de Manaus, instalou esta semana o primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitária (Nupdec), que vai funcionar na avenida Samauma, Monte das Oliveiras, zona Norte, para trabalhar, junto à comunidade, a prevenção de acidentes em áreas de risco.

A primeira reunião com o núcleo Cidade Nova foi realizada na quarta-feira, 20, e ainda esta semana será feita uma nova reunião para escolha dos representantes de cada bairro. A criação dos núcleos de proteção e defesa civil atende ao que determina a Política Nacional de Defesa Civil, com foco na prevenção de acidentes.

O núcleo da zona Norte vai funcionar no prédio da associação de moradores localizado na avenida Samauma, igarapé do Passarinho, que hoje atende oito bairros e 64 comunidades da zona Norte. A equipe será formada por voluntários que passarão por cursos de capacitação para identificar áreas de risco, aprender sobre quais as ações emergenciais em caso de acidentes e também trabalhar na prevenção ajudando os técnicos da Defesa Civil de Manaus a identificar pontos críticos para que as equipes possam atuar com medidas preventivas.

No próximo domingo, dia 24, os moradores vão eleger, entre os participantes, o representante de cada bairro. Além da zona Norte, a Defesa Civil pretende criar ainda nesse primeiro semestre um Nupdec também na zona Leste onde há muitas áreas consideradas de risco geológico.

Defesa Civil de Manaus, ligue 199

Texto – Lane Gusmão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.