Na abertura da Feira Gastronômica, Henrique Oliveira ressalta a importância da gastronomia amazonense

Vice-governador Henrique Oliveira, ressalta a importância da gastronomia amazonense
Vice-governador Henrique Oliveira, ressalta a importância da gastronomia amazonense
Vice-governador Henrique Oliveira, ressalta a importância da gastronomia amazonense

Amazonas – Durante a solenidade de abertura da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), realizada na noite desta terça-feira, 17 de novembro, o vice-governador Henrique Oliveira enfatizou os investimentos que o Governo do Amazonas tem realizado para incentivar novos negócios que trazem mais desenvolvimento para a economia da região.

A Figa acontece até o dia 19 de novembro, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, zona oeste de Manaus.

“A gastronomia no Amazonas já conquistou o mundo e o Governo do Estado tem investido nesse trabalho para que cada vez mais possamos facilitar a vinda de turistas e oferecer mais condições de acesso e qualidade nos produtos. E um dos investimentos que o governador José Melo está fazendo é através do Banco do Povo, incentivando o empreendedorismo no Estado”, explicou o vice-governador Henrique Oliveira.

O vice-governador também ressaltou que a qualidade do trabalho dos amazonenses no setor gastronômico colabora para impulsionar novos negócios e atrair investidores no ramo. “Esse ramo em nosso Estado é muito privilegiado porque oferecemos uma variedade de temperos e aromas que dão um toque especial em nossos pratos, além da mão de obra do nosso povo que conhece mais que ninguém sobre como fazer para produzir os melhores sabores da região com os nossos peixes”.

A Figa é destinada a empresários do setor, estudantes e profissionais da gastronomia. A feira também promove o 24º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), onde presidentes das Associações de Bares e Restaurantes de todo o Brasil estarão em Manaus para conhecer a gastronomia amazônica e discutir sobre as políticas públicas e as melhorias do segmento.

Na noite de abertura estiveram presentes o presidente da Abrasel nacional, Paulo Solmucci, da presidente da Abrasel Amazonas, Janete Fernandes, o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Sidney Leite, e a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Oreni Braga.

Programação

A programação da Feira ainda conta com temas relacionados à gestão, atendimento e questões tributárias dos restaurantes. Donos de restaurantes e futuros empresários participarão de rodadas de negócio com fornecedores interessados.

Durante a Figa, ocorrerão a Feira Gastronômica do Festival Bar em Bar – que neste ano terá a participação de 21 estabelecimentos a disposição dos visitantes -, o Encontro do Pescado e a 3ª Semana Qualidade Abrasel, que vai abordar temas como gestão, atendimento, vendas e questões trabalhista.

Chefs e palestrantes

Os nomes que estão à frente da  programação técnica da Figa são: Mariana Sebbes (Argentina), Felipe Schaedler (Amazonas), Pere Planagumá (Espanha), Maria do Céu (Amazonas), Karlos Pontes (Venezuela), Hiroya Takano (Amazonas), Palmiro Ocampo (Peru), Elizangela Valle (Amazonas), Joanna Martins (Pará), Dona Brasi (São Gabriel da Cachoeira-AM), Dr. Valdely Kinupp (Amazonas), Isabella Jarocky (PE), Joanna Martins (PA),  Mário Miranda (RJ), Luciano Bartolomeu (PR), Lilian Guedes (AM), Raul Andrade (AM) e André Parente (AM) e o Juiz Aldemiro Dantas (AM) completam a lista de chefs e palestrantes que durante os três dias de Feira vão ser as estrelas da Figa.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.