Amazonas – Dados revelados pela Secretaria de Segurança Pública, garantem que de janeiro a novembro de 2015, quase 10 toneladas de drogas foram apreendidas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) em todo o estado. O dado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (9) pelo secretário Sérgio Fontes. O número é superior às apreensões somadas dos últimos oito anos.
Para o secretário, o valor de entorpecentes apreendidos é resultado das ações integradas da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança Pública (Seagi/ SSP-AM). “A secretaria tá completando dois anos e temos muito que comemorar. Nesse tempo temos 70 operações integradas, todas com alto índice de aprovação. Alguns desafios nos foram apresentados pelo governo e o principal, o que nos trouxe para o estado, foi combate sem trégua ao crime organizado, voltado especialmente para o narcotráfico” afirmou Fontes.
No mês de outubro, uma plantação com mais de quatro mil pés de maconha foi destruída pela pela polícia. A soma das ervas era de duas toneladas. O terreno estava situado no município de Careiro Castanho, a 102 km de Manaus, no meio da floresta amazônica.
Apesar dos frequentes homicídios, roubos e furtos que ocorrem na capital, o secretário se mostrou satisfeito com o trabalho feito pelas ações integradas.
“Hoje nós estamos com 9,8 mil toneladas de drogas apreendidas, mais do que nos últimos oito anos e muito próximo de atingir o total somado dos últimos nove anos. Temos grandes desafios como baixar o índice de homicídios, de roubos, furtos, ainda temos uma jornada longa, mas conseguir reunir em um ano o que foi apreendido em 10 anos me parece uma marca importante”, disse.
De acordo com Fontes, parte dos homicídios que ocorrem na cidade estão relacionados com o tráfico de drogas.
Fontes informou ainda que desde agosto o policiamento foi reforçado nas fronteiras do Amazonas para evitar que drogas vindas de outros países entrem do estado, e que os locais contam com policiamento 24 horas por dia.
Operações Para o fim de ano estão previstas mais operações integradas das secretarias, além da operação “Natal Feliz” , da Polícia Militar, que deve contar com maior número de policiais nas áreas de centros comerciais e agências bancárias. Policiais em duplas a pé, conhecidos como Cosme e Damião, também devem atuar nos centro de Manaus.
“Mais policiamento, instalação de mais câmeras no Centro – ainda que temporárias -, nossos recursos tecnológicos serão levados ao Centro para que ele possa funcionar até 21h, ou 22h, com segurança, até a hora que achar conveniente” informou Fontes, que disse ainda que o policiamento a pé inicia na segunda quinzena de novembro.
Amazopmnianarede-SSP