Prefeito recebe presidente da CBAt, que se despede do cargo nesta sexta-feira

Amazonianarede – Semcom

Manaus – O prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu, em um momento histórico, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta, e o grupo de campeões olímpicos Herois do Atletismo, que estão em Manaus. O encontro aconteceu no Palácio Rio Branco, localizado no Paço Municipal, Centro, na tarde desta quinta-feira (14). A reunião faz parte da cerimônia de despedida do presidente da CBAt, que é amazonense, e depois 26 anos passará o bastão para o paulista José Antonio Martins, nesta sexta-feira (15).

Medalhistas de várias categorias do atletismo brasileiro, como Robson Caetano, Claudinei Quirino, Vanderlei Cordeiro de Lima, Joaquim Cruz, Fabiana Murer, entre outros, contaram como começou a relação com o esporte e porque são conhecidos como os Herois do Atletismo. Eles estão em Manaus para acompanhar a despedida de Gesta.

“Conheci o atletismo tarde, na adolescência, quando ainda morava em um orfanato. O esporte, realmente, transformou minha vida e hoje procuro também ser referência para as crianças, realizando um projeto social para menores carentes. Quero retribuir tudo àquilo que o atletismo e a sociedade me deram”, declarou o medalha de prata no revezamento 4 x 100 metros rasos, na Olimpíada de Sidney 2.000, Claudinei Quirino.

Também estiveram presentes na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Goreth Garcia Ribeiro, os secretários municipais de Educação, Pauderney Avelino, e Desporto, Lazer e Juventude, Fabrício Lima, além do fundador do jiu-jítsu no Amazonas, mestre Osvaldo Alves, e demais incentivadores do esporte local.

Cidadania

Para o prefeito Arthur Neto, o encontro foi muito valoroso do ponto de vista da cidadania, porque o esporte dignifica e se, por vezes, não cria campeões olímpicos, cria vencedores da vida. Como esportista, o prefeito defende a teoria que por intermédio do esporte é possível criar ambientes mais favoráveis para educação e para democratização.

“A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), têm realizado ações efetivas para investir na formação dos pequenos manauaras. Medidas como o Programa Alimentar, que amplia o cardápio da merenda escolar, e o Bolsa Atleta, que beneficia aqueles que querem ingressar na carreira Olímpica, certamente, surtirão efeito muito positivo daqui alguns anos no que diz respeito à educação e à formação civil de nossas crianças e adolescentes”, destacou Arthur.

Roberto Gesta lembrou que durante sua passagem pelo Senado, o prefeito Arthur Virgílio Neto foi um dos maiores incentivadores dos atletas brasileiros, defendo projetos e criando alternativas para beneficiar a qualificação dos competidores olímpicos. “Tenho uma amizade pessoal com o prefeito, estudamos juntos no Instituto de educação do Amazonas (IEA) e desde então estamos juntos, inclusive, durante momentos muito difíceis para o atletismo brasileiro”, frisou o presidente da CBAt.

REPORTAGEM: Alita Menezes
FOTO: Arlesson Sicsú e Altermar Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.