Manaus, AM – O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), realiza esta semana, a operação especial “Cimento Seguro”. O objetivo é fiscalizar as fábricas e distribuidoras de cimento. A operação segue até sexta-feira (21), em todas as zonas da cidade e a meta para este ano é fiscalizar 130 empresas.
A partir desta quinta-feira (20), às 9h30, o Ipem-AM visitará também o comércio varejista, verificando, além do cimento, os itens que compõem a lista do material de construção que são regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a operação teve início nas fábricas e distribuidoras de cimento e agora segue para o comércio varejista. “Estamos intensificando a operação especial ‘Cimento Seguro’ também no comércio varejista, devido às denúncias recebidas na Ouvidoria do Ipem-AM. Além do cimento, vamos fiscalizar produtos como argamassa, seixo e areia, que são vendidos embalados, dentre outros itens”, disse Márcio André.
Irregularidades
Durante a operação, se forem encontrados estabelecimentos com irregularidades. os mesmos serão autuados e os proprietários receberão um prazo de 24 horas para fazer a correção, caso contrário, o estabelecimento poderá ser multado no valor de R$ 1.600 a 500 mil.
Dados fiscalizados em 2014
Foram fiscalizadas 70 empresas e não apresentaram irregularidades. Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 16h30.
Amazonisanarede-Assessoria