
Manaus – O Jorge Teixeira, 4ª etapa, na zona Leste, é o primeiro bairro a receber as obras de verão da Prefeitura de Manaus. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) levará à localidade a partir de segunda-feira, 29, serviços de tapa-buracos, recapeamento e drenagem com confecção de canaletas, sarjetas e meio-fio.
A estimativa do secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, é de que as obras permaneçam por até duas semanas no bairro. Os 16 Distritos de Obras que atuam na cidade estarão direcionados para a área com um efetivo de 500 homens.
“Já estávamos atuando em regime de mutirões desde o mês de março. Mesmo com o período de chuvas, avançamos muito e levamos infraestrutura para 19 bairros. Com o verão vamos intensificar ainda mais os trabalhos e atender um maior número de bairros, levando infraestrutura para as ruas da cidade e para a população”, pontuou.
No Jorge Teixeira a estimativa, de acordo com Morais, é atender 80 ruas e dez travessas. Os serviços vão chegar primeiro as vias principais, como as ruas São Paulo, Alfazema, Nova Esperança, Paraná Caxi, Belford Roxo e Tapajós.
Essas ruas, segundo levantamento da Seminf, são as principais vias de acesso aos ônibus do transporte coletivo das linhas 676, 677 e 065.
No mutirão, o conjunto Arthur Virgílio Filho e o bairro Cidade Alta também vão receber os serviços de infraestrutura. Na Cidade Alta a demanda principal é de tapa-buracos e recapeamento. Já no Conjunto Arthur Virgílio Filho, a prioridade é o serviço de drenagem superficial (canaletas, sarjetas e meio-fios).
No total, serão instaladas 32 canaletas nos três bairros – aproximadamente 350 metros. Algumas áreas vão receber, ainda, pontes de madeira. O levantamento inicial prevê a construção de sete pontes. A secretaria também está finalizando o levantamento dos bueiros abertos no bairro e que vão ser tampados durante o mutirão.
Balanço
Nos últimos três meses – ainda no período chuvoso – o mutirão de obras da Seminf atendeu 19 bairros. São eles: Nova Floresta, Cidade do Leste, Tancredo Neves, Cidade de Deus, Nossa Senhora de Fátima, Loteamento Rio Piorini, Jesus Me Deu, Nova Vitória e Grande Vitória, na zona Leste; Parque das Laranjeiras e Parque das Nações, na zona Centro-Sul; Hileia, Santo Agostinho, Compensa, Nova Esperança, Tarumã, na zona Oeste e Centro-Oeste; Santa Etelvina, Cidade Nova, Monte Sinai e Vale do Sinai, na zona Norte.
Ao todo foram recuperadas 5.997 ruas, sendo: 2.169 ruas na zona Oeste; 1.050 na zona Sul; 696 vias na zona Norte; 700 na zona Leste; e 1.382 na Zona Centro Oeste.
Além de tapa-buracos e recapeamento, também foram executados de janeiro a junho 143.456 metros de drenagem profunda, 49.613 metros de drenagem superficial – meios-fios, sarjetas e canaletas, 1.761 caixas coletoras implantadas e recuperadas, 5.691 metros de passeios e calçadas foram executados, além de 2.831 metros cúbicos de contenções em rip-rap, solo cimento e concreto, 1.203 metros quadrados de pontes recuperadas e 1.393 metros quadrados de pontes construídas.
Amazonianarede