Amazonas – Com o aumento do nível das águas dos rios no Amazonas, a Eletrobrás Amazonas Energia, iniciou a fase mais intensa do “Plano Emergencial para Enchentes”.
O trabalho começou no início do ano com ações preventivas nas localidades onde a subida do nível dos rios faz com que as embarcações se aproximem da rede de distribuição de energia elétrica.
As equipes da Distribuidora estão suspendendo o fornecimento das unidades consumidoras atingidas pelas cheias nos 20 municípios do Amazonas que estão em situação de emergência, além de realizar algumas intervenções como: elevar a altura dos cabos em travessias de rios e igarapés; sinalizar a rede aérea com placas de alerta para embarcações; retirar transformadores e medidores onde o nível das águas ameaçam o sistema; e realizar desligamentos de vãos de rede. Essas medidas visam garantir a segurança das famílias e das equipes que trabalham nas áreas atingidas.
A Eletrobrás Amazonas Energia não cobrará o consumo de energia elétrica durante o período em que o consumidor estiver desligado por medida de segurança.
Faturas anteriores e em atraso, assim como o consumo realizado até o momento do desligamento serão cobrados normalmente, não havendo isenção da conta de energia elétrica.
As faturas referentes ao consumo do mês anterior ou casos de parcelamento continuarão sendo enviadas normalmente. A ligação das unidades consumidoras afetadas pelas cheias será realizada na rede de distribuição quando iniciar a vazante.
Amazonianarede-Assessoria