Um dos principais pontos turísticos de Manaus, o Teatro Amazonas voltou a ser noticiado mundialmente. Depois de constar na lista indicativa à Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o principal monumento histórico do Estado é agora destaque na coletânea de matérias especiais do principal jornal britânico, The Guardian, que apresenta a história de 50 monumentos urbanos do mundo e faz uma verdadeira reverência ao Teatro Amazonas na sua edição impressa e on line.
Na reportagem, a história de Manaus é contada em torno do exuberante Teatro Amazonas e chega a afirmar que “poucas cidades no mundo tinha feito a construção de um teatro tão central para as suas aspirações de grandeza urbana”. Para o governador do Estado, José Melo, todo esse reconhecimento da importância do Teatro Amazonas em várias frentes é, na verdade, a consolidação de uma política de valorização constante do Estado ao seu grande monumento.
De acordo com ele, há de se destacar, principalmente, que o Teatro Amazonas tem uma arquitetura ímpar, tem mais de 100 anos, uma história singular e, por causa da política de cultura, o monumento tem função artística. “O Teatro Amazonas é um símbolo máster de nossa política cultural que o valoriza cada vez mais e que o colocará sempre em destaque. Não poderia ser diferente diante de um mito, um ícone que nos representa mundialmente”, declarou.
Da mesma forma, o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, reforça as palavras do governador. “É importante que o mundo reconheça nossos esforços de sempre destacar o Teatro Amazonas na política e agenda cultural. Reportagens especiais como esta do The Guardian ou mesmo a lista indicativa da Unesco são fundamentais também para sabermos que estamos no caminho certo e servem ainda de parâmetro para a população também avaliar o trabalho do Governo e da Secretaria”.
Para o secretário, aliando a arquitetura, a história e essa ocupação artística que o Teatro tem, o que está acontecendo atualmente é apenas a consolidação de um reconhecimento já mundial. “O importante é que o Teatro hoje não é um monumento parado. Há uma intensa ocupação artística no local, com uma programação dinâmica, moderna e diversificada. O Teatro tem espetáculos quase todos os dias da semana”, declarou.
O Teatro Amazonas tem sido palco e cenário de famosos festivais e espetáculos importantes como Festival Amazonas de Ópera, Festival Amazonas Jazz e Amazonas Film Festival, para citar alguns. Ano passado, como sede da Copa do Mundo FIFA 2014, foram ainda apresentados 1.200 eventos dentro do Teatro Amazonas e no seu entorno. Este ano, os concertos e espetáculos dos corpos artísticos do Teatro Amazonas têm lotado o monumento em todas as apresentações.
amazonianarede