Carnaval e Carnaboi terão chuva e ventos fortes, segundo a meteorologia

Amazonianarede – Inmet

Manaus – Sambistas, passistas, ritmistas, foliões e o público em geral que se prepara para ir ao Sambódromo assistir ao desfile das Escolas de Samba e o Carnaboi, no “Sambodromo,” estão torcendo para que as previsões meteorologia falhem e com isso, tenhamos as duas festas populares sem chuva, mas o bloco da metrologia prevê tempo de muito chuva e ventos fortes durante os dias dos dois eventos na capital amazonense.

Os foliões e os amantes do Carnaboi, assim como o público que se deslocará para o sambódromo neste final e início da próxima semana, estão torcendo para que as previsões metrológicas para os dias do Carnaval não se concretizem, a fim de não estragar um pouco o brilho das duas grandes festas populares em Manaus.

Caso as previsões metrológicas se confirme, os foliões passarão por maus momentos durante as festas carnavalescas em Manaus e em alguns importantes municípios do Estado, é que no período deverão ocorrer fortes chuvas, acompanhadas de fortes ventos e trovoadas, o que certamente deixará os súditos de Rei Momo preocupados com a instabilidade do tempo.

De acordo com informações do Inmet, no período carnavalesco, poderá chover intensamente em Manaus e em outras importantes cidades do interior amazonense, como Itacoatiara, Tefé, Coari, Parintins e Itacoatiara.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) destaca que a probabilidade de chuvas varia entre 80% e 90% nos próximos dias.

Nesse período de chuvas, em plena folia de Momo, as temperaturas oscilarão entre 24ºC e 32ºC, consideradas amenas, e pode haver trovoadas. “Em Manaus, durante o período de Carnaval, está previsto para chover acima de 90mm, chegando até a 150mm. O normal para essa época é entre 50 mm e 80mm”, afirma o chefe do 1º Distrito de Meteorologia (Disme) do Inmet, Flávio Oliveira.

SORTE DAS ESCOLAS

Com um pouco de sorte e a torcida dos milhares de foliões e passistas das Escolas de samba que desfilarão pelo “Sambódromo”, hoje, sábado, dia do desfile das escolas, as chuvas deverão fazer uma pausa, dar uma trégua, mas voltarão a cair nos dias 11 e 12, dias em que estará ocorrendo o tradicional Carnaboi que a exemplo do Carnaval leva milhares de pessoas, nesse caso, ao “Carna-bumbódromo”.

O meteorologista lembra que as previsões são baseadas em modelos meteorológicos e planilhas cuja probabilidade é de 70%, dando esperança aos foliões que buscam se diverti, deque com um pouquinho de sorte, poderão sim, brincar pra valer e sem chuva o carnaval.

FEVEREIRO CHUVOSO

Mas as chuvas de fevereiro não irão embora com o Carnaval e Carnaboi, continuarão pelo mês inteiro, transformando fevereiro num dos mais chuvosos do ano.

O responsável pela previsão do tempo garante que, se as próximas semanas continuarem no mesmo ritmo, a meta de precipitações para o mês de fevereiro superará as expectativas. “A tendência de fevereiro é um total que varia de 220mm até 350mm. Se na semana de Carnaval chover o esperado, fevereiro será um dos meses mais chuvosos de 2013″, completa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.