Manaus – Uma rede clandestina de serviços de telecomunicações foi desarticulada, na tarde desta quarta-feira (19), durante uma fiscalização no bairro Santo Antônio, situado na Zona Oeste de Manaus.
Ao todo, 16 casas foram notificadas por uso irregular dos serviços de internet e TV a cabo. De acordo com a Polícia Civil, os usuários ilegais ainda devem ser autuados por crime de receptação.
Equipes da Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Serviços (DECFS), com apoio da concessionária de serviços de telecomunicações, chegaram ao local após denúncias, que informaram o funcionamento de uma rede de ligações ilegais na área.
Durante a fiscalização foi encontrado um aparelho modem, que funcionava como uma espécie de antena, e distribuía o sinal de internet para cinco roteadores, os quais recebiam o sinal de forma irregular.
À polícia, moradores do bairro afirmaram que um homem se apresentava como vendedor da concessionária e oferecia os serviços de internet e TV a cabo. Conforme alguns usuários que contrataram os serviços ilegais, era cobrado uma taxa de R$ 130 para instalação dos equipamentos e R$ 70 de mensalidade para o uso da internet.
Todos os responsáveis foram convocados a prestar esclarecimentos durante o mês de dezembro. Os usuários serão autuados por crime de receptação, mas responderão ao processo em liberdade, segundo a polícia.
A Polícia Civil iniciou as investigações para identificar os possíveis autores das ligações ilegais. Quando identificado, o responsável responderá por furto, estelionato e disposição de coisa alheia como própria.
A polícia frisou ainda que esses crimes são inafiançáveis e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção em regime fechado, sendo sujeita à aplicação de multa.
Amazonianarede – Radar de Notícias