Saúde Mental e Direitos Humanos em pauta na 1ª Mostra de Cinema Vida em Foco

(Foto: Divulgação)

A saúde mental e os direitos humanos são alguns dos temas que serão abordados e discutidos durante a 1ª Mostra de Cinema Vida em Foco, que será promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, de hoje a 11 de outubro, no Cine Teatro Guarany, anexo ao Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, nº 1.546, Centro, zona sul).

A Mostra acontece das 16h às 20h e faz parte da II Semana em Saúde Mental, que tem como tema: “Ser Diferente é Normal”.

O evento conta diariamente com uma programação de três curtas e de um longa. No primeiro momento serão exibidos os curtas, logo em seguida, a sessão será aberta para discussões, depois a mostra continua com a exibição do longa-metragem e, encerrando o dia, um debate sobre o filme presidido por um mediador convidado especialmente para Mostra, está previsto para acontecer.

De acordo com a psicóloga Regina Célia, integrante da comissão organizadora do evento, esse mediador vai estimular reflexões sobre as temáticas abordadas. “Refletir e debater sobre o cinema com temas polêmicos, como diversidade sexual, prisão, liberdade, superação e loucura, as potencialidades estéticas e as dimensões da arte. Esse é o objetivo das rodadas de discussões que sempre são necessárias para um novo entendimento do mundo”, avalia.

Prêmios – Os filmes escolhidos, entre curtas e longas já foram premiados em festivais de cinema pelo Brasil e no mundo, como por exemplo, o filme “Leite e Ferro”, da diretora paulista Cláudia Priscilla, premiado como Melhor Documentário e Direção de Documentário no Festival de Paulínia. Em 2010, o filme registra com delicadeza a maternidade na prisão e tem como cenário o Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (CAHMP). Seguindo a política de acessibilidade desenvolvida no Governo Omar Aziz, no último dia a exibição contará com tradução simultânea para Libras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.