“Cheias nos rios do Amazonas deixam Manaus e mais 34 cidades em situação de emergência

Cheias nos rios do Amazonas deixam Manaus e mais 34 cidades em situação de emergência

Amazonas – Está dificl viver nas cidades ribeirinhas do Amazonas, em função das cheias nos rios, que tem alagado as cidades e dificultando   muito a vida da populações das cidades situadas s mas rios rios, que são a grande maioria..

Na verdade, estamos vivenciando uma cheia ocasionada por um volume de chuvas acima do normal e pelo represamento  das águas do Rio Solimões sobre as do Rio Negro.” Daniel Oliveira, engenheiro de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil.

Pessoas afetadas pelas cheias

Em 15 dias, o número de pessoas afetadas pelas cheias dos rios no Amazonas mais do que dobrou. Segundo a Defesa Civil estadual, já são 273.881 pessoas (ou 54.767 famílias) atingidas. Manaus e outras 34 cidades decretaram situação de emergência – o estado tem 62 municípios.

Calhas

Os municípios em emergência estão nas calhas dos rios Madeira, Juruá, Purus, Solimões, Japurá, Negro e Amazonas.

O Serviço Geológico do Brasil, órgão federal que monitora os rios do país, divulgou o último alerta de cheia para o Rio Negro, que banha Manaus.

A cheia do Negro é considerada a oitava maior da série histórica de 111 anos, desde que o monitoramento do rio começou a ser feito no porto de Manaus, em 1902.

O nível do Negro chegou a 29,28 metros – a 69 centímetros do recorde da enchente registrada no ano passado.

Amazoninarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.