O fornecimento de energia nas duas cidades da região metropoiana, foi suspenso às 19h desta segunda-feira (18)
Amazonas – Os municípios de Manacapuru e Iranduba, na região metropolitana de Manaus, tiveram novamente o fornecimento de energia suspenso por volta das 19h desta segunda-feira (18). Este é o segundo apagão na região nos últimos cinco dias.
De acordo com informações repassadas pela Eletrobras Distribuição Amazonas, as equipes estão seguindo para a subestação em Iranduba, perto da ponte Jornalista Phelippe Daou, para verificar a causa da falta de energia.
Na última quinta-feira (14) , os moradores dos dois municípios também enfrentaram um apagão que durou quase 24 horas.
O abastecimento foi suspenso das 18h30 de quinta-feira (14) e se estendeu até às 16h da sexta-feira (15), após rompimento de fiação que liga a rede elétrica da capital a Iranduba.
De acordo com informações da Eletrobras Distribuição Amazonas, na ocasião, um equipamento foi danificado após uma tentativa de furto de cabo subaquático de 69 kV, no Rio Negro.
Nota da Eletrobrás Distribuidora
A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que, na noite desta segunda-feira (18), ocorreu um curto-circuito no cabo subaquático de 69 kV que levam energia à Iranduba e Manacapuru, provocando interrupção de energia nas localidades citadas.
Na última quinta-feira (14), vândalos tentaram furtar o referido cabo, no qual passou por manutenção e foi recuperado de forma provisória, já que os danos provocado pela tentativa de roubo do mesmo, trouxeram problemas não solucionáveis no curto prazo de tempo, devido à complexidade e a tecnologia embarcada nestes cabos que são fabricados e encomendados de fora do país.
Após o ocorrido, equipes foram imediatamente a subestação Iranduba, na tentativa de solucionar a interrupção de energia no tempo breve possível.
A solução emergencial foi colocar em funcionamento em ilha a usina termelétrica de Iranduba, a qual está fornecendo energia prioritariamente a órgãos que prestam serviços essenciais a população, como hospitais, delegacias e escolas.
Algumas localidades de Iranduba e Manacapuru ainda se encontram com interrupção de energia, com previsão para normalizar gradativamente até a próxima quarta-feira (20).
A solução que trará confiabilidade no sistema levará em torno de 25 dias para ser finalizada.
A Eletrobras Distribuição Amazonas conta com a compreensão de todos os nossos clientes e informamos que estamos trabalhando para a solução definitiva dos problemas causados por esta ação inescrupulosa de vândalos na nossa rede que atende estes municípios.
A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.
Amazoniarede