Campanha de combate à Sífilis intensificará trabalho de prevenção nos municípios

Campanha de combate à Sífilis  intensificará trabalho de prevenção nos municípios

Amazonas – Incentivar o diagnóstico precoce da doença, sensibilizando todas as pessoas sexualmente ativas, principalmente as gestantes e seus parceiros sexuais, a fazerem o teste de Sífilis o quanto antes, evitando que a doença seja transmitida para o bebê.

É o objetivo da campanha pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis. Com o tema “Transmitindo Amor, Eliminando a Sífilis”, a campanha será lançada no próximo dia 11, no auditório Luiz Montenegro, pela Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, que atua vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O lançamento da campanha precede a abertura do “3º Seminário Estadual  sobre Abord.

No Amazonas, as ações ocorrem em todos os 62 municípios, com a intensificação do trabalho de prevenção, oferta de testes rápidos, distribuição de mais de 1,6 milhão de preservativos masculinos e 86 mil folders informativos.

O lançamento da campanha, que precede a abertura do “3º Seminário Estadual sobre Abordagem da Sífilis em Gestantes e Sífilis Congênita”, será às 9h, no auditório Luiz Montenegro, na FMT. O evento que prosseguirá até as 13h.

O seminário é direcionado aos profissionais de saúde que atuam nas maternidades, atenção básica, estudantes e representantes da Sociedade Civil. O tema central é “A importância da testagem rápida da Sífilis e do HIV nas gestantes, durante o pré-natal e por ocasião do parto”.

A diretora presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, explica que a Sífilis Congênita (aquela transmitida da mãe para o filho) pode causar aborto, má formação do feto ou morte ao nascer.

A diretora ressalta que, nos casos de resultado positivo, o tratamento contra a Sífilis é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a Sífilis é um problema de saúde pública e nas gestantes é quatro vezes mais frequente do que o HIV. Estima-se que, a cada ano, 48 mil gestantes sejam infectadas com a doença no Brasil.

Programação

 Segundo a coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, Silvana Lima, as ações da campanha serão realizadas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Educação (Seduc), FMT-HVD, Fundação Alfredo da Mata (FUAM), Núcleo de IST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Manaus (Semsa),  Secretaria de Administração Prisional (SEAP), Fórum das Organizações da Sociedade Civil (OSC/AIDS), SESI, Rede Amizade & Solidariedade, Associação Garotos da Noite, Fórum de Prevenção ao HIV/Aids e Hepatites Virais do Amazonas.

A programação da campanha de combate à Sífilis inclui blitz educativa, com oferta de testes rápidos para diagnóstico da doença, distribuição de preservativos e folders informativos. No dia 13, tem ação no Residencial Viver Melhor.

No dia 14, a atividade será realizada na Comunidade Lagoa Azul e no dia 16 na Comunidade São João, sempre de 8h30 às 12h. A organização, nesses três dias, é do Fórum Amazonas OSC, Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais da Semsa e Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais.

De 16 a 20, na FUAM, serão realizadas, durante todo o dia, atividades educativas, com a distribuição de folders e preservativos, na sala de espera do ambulatório. No dia 18, de 8h às 15h, haverá intensificação da oferta de testes rápidos de Sífilis, no Laboratório da FUAM.

A Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais e o Fórum OSC realizarão blitzen educativas em escolas do estado.

Dia 16, de 8h às 11h, estarão na Escola Antonio Lucena Bitencourt. De 14h às 16h, a ação será na Escola Frei Silvio Vagheggi. No dia 17, as visitas serão nas escolas Adelaide Tavares de Macedo, de 8h às 11h, e Melo e Póvoas, de 14h às 16h.

Dia 18, será a vez das escolas Josué Claudio de Souza, de 8h às 11h e Júlio Cezar de Moraes Passos, de 14h às 16h. Dia 19, de 8h às 11h, encerram a programação na Escola Inspetora Ducineia Varela Moura.

Nos dias 19 e 20, o ônibus itinerante da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais estará estacionado na avenida Epaminondas, em frente ao colégio Militar, de 9h às 15h, com disponibilidade de oferta de  600 testes rápidos, sendo 300 de Sífilis e 300 de HIV. No local, serão distribuídos preservativos e folders informativos.

A programação continua no dia 23 até 25, com blitzen informativas, às 16h, nas Maternidades Ana Braga, Dona Lindu e Balbina Mestrinho. Dia 28, o grupo Karitó estará na feira da Manaus Moderna, distribuindo preservativos e folders.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.