Ipem começa a “Operação Parintins” em embarcações na Manaus Moderna

Manaus – Começou agora a pouco, no Porto da Manaus Moderna a “Operação Parintins” deflagrada pelo Ipem para verificar as condições de legalidade junto a Capitania dos Portos, segurança e lotação dos barcos que seguem com destino a Manaus em função do Festival Folclórico que ocorrerá no ultimo final de semana deste mês.

Caberá ao Ipem-AM verificar se os extintores de incêndio estão de acordo com a Portaria nº 206/2011 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); se possuem certificados e estão dentro do prazo de validade; o peso corresponde ao declarado no cilindro e se os equipamentos atendem aos requisitos estabelecidos pelos regulamentos técnicos de Qualidade. Em caso de irregularidades, as embarcações não serão autorizadas a viajar e ainda serão multadas.

A operação consiste ainda na verificação dos aspectos de segurança dos extintores de incêndio, bem como estado de conservação, se apresentam corrosão, achatamento, vazamento (nas mangueiras e componentes); se o extintor encontra-se com a pressão adequada de utilização; se lacres e anel de proteção possuem rupturas e se as empresas que realizam a manutenção são autorizadas pelo Ipem-AM.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, o engenheiro Márcio André, as vistorias dos equipamentos são feitas diariamente. “Com aproximação do Festival Folclórico de Parintins, o instituto intensifica a fiscalização nas embarcações para garantir maior segurança aos usuários deste transporte”, explicou. O diretor-presidente orienta a população a entrar em contato imediatamente com a Ouvidoria do Ipem-Am caso encontre alguma irregularidade em extintores de incêndio através do 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.(Ipem-AM – Amazonianarede)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.