9ª Conferência de Assistência Social é realizada em Manaus

(Foto: Alfredo Fernandes / AGECOM)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), deu início nesta quarta-feira, 11 de setembro, a 9ª Conferência de Assistência Social, que, neste ano, vai discutir temas relacionados ao processo de consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

A conferência está sendo realizada no auditório do Manaus Plaza Shopping (avenida Djalma Batista, Chapada, zona centro-sul) até a próxima sexta-feira, dia 13.

No evento estiveram presentes a titular da Seas, Regina Fernandes, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Claudete Moisés, representantes do Ministério de Desenvolvimento Social, além de secretários municipais das 62 cidades do Amazonas e demais participantes do sistema público de Assistência Social.

Entre os temas que serão discutidos durante os três dias de evento estão assuntos como gestão do sistema, cofinanciamento das atividades desenvolvidas, vigilância das políticas que devem ser aplicadas, assim como a avaliação dessas execuções, monitoramento, controle, projetos, programas, serviços e benefícios socioassistencial.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Regina Fernandes, o Governo do Estado foi o responsável pela organização, suporte e financiamento da conferência, para que o Conselho Estadual possa realizar o evento. Ela ressaltou a importância de se discutir o trabalho que vem sendo realizado, para aprimorar os serviços oferecidos.

Avaliação – A presidente do Ceas, Claudete Moisés destacou que conferência é a oportunidade de se avaliar os serviços de Assistência Social que estão sendo oferecidos pelo Estado e discutir assuntos como a regionalização da assistência social, para que a proposta seja apresentada na Conferência Nacional.

“A assistência social no Amazonas pode ser diferente de em um Estado do Sul, então queremos a regionalização do serviço para que possamos melhor atender a população”, disse.

Delegação – Durante o encontro será eleita a delegação que vai representar o Amazonas na Conferência Nacional, em dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Entre os palestrantes convidados estão os professores da Universidade Federal do Pará, Edval Bernardino Campos e da Universidade Federal do Amazonas, Maria Auxiliadora Gomes, que vão falar da importância da gestão e o financiamento na efetivação do Suas.

‘Busca ativa’ – A presidente do Ceas, Claudete Ivo Moisés, explicou que nos três dias serão discutidos quatro temas centrais que tratam dos avanços no Suas e as estratégias para a estruturação da gestão no trabalho do sistema. Ela lembrou que os secretários municipais convidados são os principais atores da rede de atenção e promoção da cidadania e responsáveis pelo trabalho de “busca ativa” das mais de 630 mil pessoas, que segundo o IBGE (censo 2010), vivem com salário de R$ 70 nos 62 municípios amazonenses.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.