Palco do Amazônia Live em forma de folha junta Ivete e Plácido à margem do Negro

O dueto, no palco do anfiteatro,, que ganhou formato de folha à margem do Rio Negro
O dueto, no palco do anfiteatro,, que ganhou formato de folha à margem do Rio Negro
O dueto, no palco do anfiteatro, que ganhou formato de folha à margem do Rio Negro.

Manaus – Uma verdadeira multidão compareceu na noite de sábado na ponta negra para prestigiar e se emocionar com um show que cotou com um dueto espetacular, Ivete Sangalo e Plácido Domingo,  num palco à margem esquerda do Rio Negro.

O Rio Negro, um dos principais símbolos da Amazônia, foi cenário de uma ação do Rock in Rio com o foco na sustentabilidade, o Amazônia Live, na noite deste sábado (27).

O projeto contou com o show de Plácido Domingo, Orquestra Filarmônica com o Coral do Amazonas e participação de Ivete Sangalo, Plácido Domingo Junior, o  tenor Saulo Lucas e o guitarrista Andreas Kisser sob um placo flutuante em formato folha no Largo do Salvador, no meio do rio.

Orquestra e Coral

A Orquestra Amazônia Filarmônica com o Coral do Amazonas e o guitarrista Andreas Kisser abriram o evento com o tema do Rock in Rio. A apresentação do tenor Saulo Laucas deu continuidade ao evento. Depois, a cantora Ivete Sangalo subiu ao palco para cantar “Circle of Live” e, com o tenor Plácido Domigo, fez a performance de “Aquarela do Brasil”.

Durante a apresentação, Ivete chamou atenção para o cuidado com o planeta. “Que a gente traga no peito mais do que nunca a consciência de que é nossa responsabilidade cuidar do nosso planeta”, disse a cantora, que também destacou a “sorte” de poder se apresentar esta noite na Amazônia.

“É honroso ter essa página na minha carreira e ter a sorte de estar nesse momento especial”, completou Ivete.

Participaram do evento  convidados, autoridades locais e artistas como Christiane Torlone, Eriberto Leão, Samuel Ros

Ivete, erlmbrou sucessos do tempo da Banda Eva, o publico foi ao delírio
Ivete, relembrou sucessos do tempo da Banda Eva, o publico foi ao delírio

“A gente só está fazendo mais um pouquinho. As pessoas pensam na Amazônia em grandes passos, em grandes coisas e na verdade, tudo é so mais um passinho de formiguinha. O Roberto está dando mais um passinho e estamos acompanhando. Porque pra salvar isso tudo são necessárias muitas pessoas. E as pessoas que se envolveram aqui vão criar passos muito significativos com suas próprias histórias. Estou muito feliz em estar fazendo parte disso”, disse Torloni. 

Experiência fantástica

Definindo como “fantástica” a experiência de tocar no meio do Rio Negro, o guitarrista Andreas Kisser comenta que as ações do projeto possibilitam a chance de participar ativamente para minimizar os ‘ataques’ recebidos pela natureza.

“É uma ideia fantástica e quase que absurda de colocar uma folha no meio do rio com uma orquestra em cima, juntar a minha guitarra com Ivete Sangalo e Plácido Domingo no mesmo palco. Mais importante do que a parte musical, é conscientizar que é possível fazer algo simples e barato que vai dar um impacto fantástico no futuro”, comentou.

Também envolvido com a causa, o ator Eriberto Leão destacou a relação do rock com a atitude de cuidar do planeta. “É uma iniciativa revolucionária, como é o rock ‘n roll. O Rock in Rio está abraçando esse ideal, é um momento único. Momento emblemático, porque o rock sempre foi responsável por mostrar as novas possibilidades da nossa sociedade e de abrir as portas da nossa percepção. Rock é atitude, não é um estilo musical. Você ter música clássica aqui na floresta, com esse palco que é uma espécie de vitória régia, folha flutuante, é rock ‘n roll ‘a bessa’ e tocando na consciência das pessoas”, comentou o ator.

O Palco foi uma folha

O palco em formato de folha foi um dos destaques da ação em meio a Floresta Amazônica. Conforme o arquiteto idealizador, João Uchoa, o palco pesa 6 toneladas e possui 1, 5 m² de área. Ele foi montado no Rio de Janeiro e trazido desmontado em caminhões para Manaus.

A emoção atingiu fortemente artistas e público
A emoção atingiu fortemente artistas e público

“Foram três meses fabricando e 20 dias montando ele aqui”, explicou o arquiteto, que destacou que o palco tinha que “impactar pela grandiosidade e ser único, ou seja, sem espécie específica”.

O arquiteto ainda afirmou que o projeto da folha se baseou em vinte espécies para chegar ao resultado apresentado. “A gente queria uma folha que representasse a universalidade do que é a floresta. Então juntamos vinte espécie vegetais, fizemos vários rabisco, e chegamos a conclusão que essa era uma folha única, exclusiva, que na verdade representaria a universalidade do projeto”, contou.

“Não é simplesmente uma campanha de reflorestamento da Amazônia, ela começa na Amazônia  mas quer ganhar o coração de todo mundo pela imagem, pelo impacto visual. E a folha tinha que criar esse impacto visual, e eu acho que ela se tornou um elemento importante da campanha que fortalece todo esse processo”, completou Uchoa, que afirmou que o material utilizado será reciclado.

 

3 milhões de árvores na Amazônia

De acordo com a organização, o festival está plantando 1 milhão de árvores, o Banco Mundial agregou ao projeto outro milhão, a Universidade Estacio de Sá garantiu o plantio de 100 mil árvores e o leilão de guitarras realizado na edição do evento em Lisboa 2016 conquistou o valor ao plantio de 40 mil unidades.

A multidão, mais de 50 mil pessoas, assistiu a show emocionada
A multidão, mais de 50 mil pessoas, assistiu a show emocionada

Além deste número, a Conservação Internacional (CI-Brasil) anunciou o plantio de 800 mil árvores. Assim, o Rock in Rio com apoio dos parceiros garantem o plantio de mais de 2,9 milhões de árvores à causa até a edição de 2019. A iniciativa conta ainda com a parceira com o Itaú, Manaus Luz, Manaus Ambiental e Gol.

No evento foi lançada a campanha de mobilização “Mais do que Árvores, Vamos Plantar Esperança” que incentiva a população a colaborar. A partir deste domingo (28), o público poderá realizar a doação através do site www.amazonialive.com no valor mínimo de R$ 4,50 que corresponde ao valor de uma árvore.

Amaoianarede-D24-Am/Izabele Marques

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.