Manaus – Começa nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, a série de 14 espetáculos gratuitos do 6º Festival Amazonas de Dança, evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em Manaus.
A Mostra Paralela, com quatro apresentações, acontece até a quinta-feira, dia 6, no Teatro da Instalação, a partir das 16h. A Mostra Principal vai até a próxima sexta-feira (7), sempre às 20h. Todos os shows são gratuitos, com total acessibilidade para portadores de necessidades especiais nos espaços.
“Dinahí”, do grupo Contém Dança Cia, abre o primeiro dia da Mostra Paralela seguido por “Necessidades”, com a Cia Expressão & Vida. A noite, no principal palco do Estado, é a vez de “A Batalha”, com a companhia Kannibal´s e “Meu Canto Lá Atrás” do Grupo de Dança Imagem da Amazônia.
Na quinta-feira (6), os espetáculos “Sur La Vie” e “Ayahuasca”, com as companhias Ateliê 23 e Casarão de Ideias respectivamente, encerram as atividades no Teatro da Instalação enquanto o Corpo de Arte Contemporânea inicia a segunda noite de apresentações no Teatro Amazonas com “Yi Ocre”, seguida por “Quase Invisível” e “Hescuta”, do Projeto Cênica Corporal Uma”.
No último dia do festival (7) serão encenadas ainda “Aeee pra Falar do Que Não Foi Perdido”, da Cia Índios.com e “Tempestade de Diálogos”, com a Cia Artistas Independentes na Mostra Principal.
O público que assistir aos espetáculos no Teatro Amazonas terá oportunidade também de conferir as três principais e mais representativas companhias de Dança da Secretaria de Estado de Cultura: dia 5, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) com o espetáculo “Beta”, o balé do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro no dia 6 de novembro e o Balé Folclórico do Estado na sexta-feira (7), com a obra “Herança”, uma reflexão sobre o negro na sociedade e sua influencia na formação da cultura brasileira.
Também no último dia, acontece as cerimônias de homenagem à Cláudia Lúcia Ribeiro da Rocha e Jeanne Chaves de Abreu, duas das principais representantes da categoria no Estado.
Faustão
Depois do sucesso das duas primeiras oficinas da programação acadêmica do Festival Amazonas de Dança realizadas na segunda e terça-feira (Danças Urbanas e Balé Clássico), começa nesta quarta-feira (5), a Oficina de Dança Contemporânea com o bailarino e coreógrafo amazonense Carlos Fontinelle a partir das 14h.
Integrante do corpo de baile da Rede Globo em programas e musicais como “Jovens Tardes”, “Gente Inocente”, “Globo 40 anos”, “Malhação” e a abertura das novelas “Flor do Caribe” e “Avenida Brasil”, Fontinelli ganhou projeção nacional no quadro “Artista Completão”, do programa Domingão do Faustão, quando foi responsável pela preparação da atriz Luciana Paes, segunda colocada na disputa.
Após as aulas no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, o bailarino apresentará ainda o workshop “Dança Jazz – Teatro, Shows e TV” no mesmo espaço.
Assim como todos os espetáculos, as inscrições na programação acadêmica do 6º Festival Amazonas de Dança são gratuitas e podem ser efetuadas pelo e-mail [email protected] ou no telefone 3232-2440.
Fonte: Agecom