600 famílias rurais de Anori (AM) são beneficiadas com Mutirão de Ação Solidária

(Por Paula Vieira)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Anori, a 195 quilômetros de Manaus, participou do Mutirão de Ação Solidária, no período de 5 a 9 de novembro.

Serviços como cadastros para Carteira do Produtor Rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e emissão da Declaração do Produtor foram alguns dos serviços oferecidos pela instituição.

A ação envolveu entidades como o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), Polícia Civil, Semsa (Secretária Municipal de Saúde), Cartório Eleitoral, Associação dos Pescadores, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, entre outras.

A embarcação seguiu viagem pelos rios Solimões e Purus, onde a ação foi realizada em três etapas estratégicas, nas comunidades Nossa Senhora do Rosário de Fátima-Cuiuaná, São João – Costa do Ambe e São José- Ilha do Ambe, atendendo todas as comunidades vizinhas.

Ao todo a ação beneficiou cerca de 600 famílias rurais que encontram-se em áreas isoladas do município, o que levaria aproximadamente de duas a seis horas de viagem até a sede do município para que essas famílias fossem em busca de serviços públicos.

O secretário de produção e abastecimento do município, Dirlei Brandão, comentou a importância de realizar ações desta natureza. “Em parceria com outras entidades e órgãos governamentais é possível oferecer as famílias rurais serviços de qualidade e que sem dúvida contribuem para a melhoria de vida dos agricultores no campo”, disse.

O presidente da comunidade São João, localizada à margem direita do rio Solimões, agradeceu os serviços prestados e pediu às autoridades que continuem com esse trabalho, que para os moradores ribeirinhos tem grande importância.

Serviços oferecidos – Durante os cinco dias da ação as famílias receberam atendimentos e serviços variados como: cadastro para emissão da Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Declaração de Terra, além de cadastros para o Programa Bolsa Verde e Bolsa Família, como também atendimento médico.

“A ação causou um impacto positivo aos agricultores familiares das comunidades isoladas do município, que mediante os serviços prestados terão melhores expectativas de vida, onde possam desfrutar dos seus direitos de cidadão” finalizou o gerente do IDAM/Anori, Jean Frank Magalhães.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.