20 Presos de Manacapuru transferidos para presídios de Manaus

Os presos chegararm ontem a capital

 

 

Os presos chegararm ontem a capital
Os presos chegaram ontem a capital

Manaus, Vinte presos foram transferidos da Delegacia de Polícia de Manacapuru, interior do estado, para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) no Centro de Detenção Provisória (CDP) em Manaus, na madrugada desta quinta-feira (24).

O presídio da cidade foi desativado em 2015 por determinação judicial. A transferência ocorreu depois da uga de dois presos no sábado.
Os presos foram levados em cinco viaturas ao Instituo Médico-Legal (IML), na Zona Norte de Manaus, para exame de corpo de delito.

“Todos os presos foram encaminhados para a nova porta de entrada do sistema prisional, que é a Central de Recebimento e Triagem (CRT). Os presos irão passar pelos procedimentos de triagem e cadastro, e serão transferidos para as unidades prisionais da capital”, informou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Esta é a terceira transferência da delegacia, após o presídio do município ser fechado por determinação da justiça.

De dezembro de 2015 até novembro deste ano, mais de 280 presos foram transferidos da delegacia de Manacapuru para os presídios da capital.

Ainda segunda a Seap, a medida é uma forma de “amenizar os problemas de superlotação de presos em delegacias do interior”.

O delegado titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, João Batista, o local está superlotado. “Está lotado porque as celas são pequenas. Não tem estrutura de presídio, não tem muro. O cara conversa com o preso pelo lado de fora da delegacia. Isso aqui não é um presídio, é uma delegacia, não tem muro, é passagem, onde fica a delegacia”, disse o delegado.

O presídiodesativado em Manacapuru
O presídio desativado em Manacapuru

Presídio Desativado

Vanessa Leite Mota. A decisão atendeu ação cautelar movida pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPE-AM).

A desativação foi motivada pela péssima estrutura da Casa de Detenção. De acordo com a DPE-AM, o presídio era superlotado e com problemas de infraestrutura que comprometiam a integridade dos detentos no local. A situação foi constada em inspeções do órgão.

Ao todo, quatro transferências foram realizadas de Manacapuru para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa (CPDRVP), no Centro da capital. A primeira remoção ocorreu em dezembro, quando a unidade do interior registrava uma população carcerária de 144 internos.

Amazonianaarede-Bom Dia Amazonia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.