Semana do alimento orgânico abre hoje com Feira agro-ecológica no complexo da Ponta Negra No local, a população receberá informações a respeito dos produtos orgânicos e agro-ecológicos, onde encontrá-los, como identificá-los Manaus, AM - A Semana Nacional do Alimento Orgânico, que acontece anualmente em todo país, promovendo a produção e o consumo destes produtos, será lançada no neste domingo (23), a partir das 8h, no complexo turístico da Ponta Negra. A campanha de conscientização alimentar é organizada pela Comissão de Produção Orgânica do Amazonas (CPORG/AM) e conta com apoio da Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema). Informações sobre produtos No local, a população receberá informações a respeito dos produtos orgânicos e agro-ecológicos, onde encontrá-los, como identificá-los e poderá, também, comprar produtos de agricultores da região. Além disso, haverá distribuição de mudas, degustação de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) preparadas por chefs locais, entrega de certificados a agricultores orgânicos e venda de artesanato indígena. Quatro famílias de agricultores receberão a certificação de qualidade do Sistema Participativo de Garantia (SPG Maniva) em seus produtos. O selo é a comprovação de que sua produção atende aos requisitos legais para ser oferecida à sociedade como produto orgânico, com segurança. Promovido pela Rema, as famílias passaram por um solido processo de formação em legislação orgânica e organização social. Certificação Com a certificação, os agricultores poderão vender seus produtos em feiras, mas, também, para supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias, internet, dentre outros. Joed de Melo será um dos agricultores que receberá o certificado. “Estou muito feliz com essa nova possibilidade que temos, é um passo importante para nossa consolidação nesse mercado e como grupo de agricultores locais”, comentou o agricultor que produz hortaliças no Sítio São Paulo, no ramal Pupunhal da cidade de Iranduba, localizada a 9km de distância da capital. Neste domingo será apenas o início desta campanha de conscientização. “Nos próximos meses teremos mesas redondas, atividades de campo, seminários e várias ações de sensibilização com os consumidores, queremos que população perceba os benefícios socioambientais e nutricionais desses alimentos”, explica Ramon Morato, coordenador da CPORG/AM. Campanha A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Amazoninarede

Semana do alimento orgânico abre hoje com Feira agro-ecológica no  complexo da Ponta Negra

No local, a população receberá informações a respeito dos produtos orgânicos e agro-ecológicos, onde encontrá-los, como identificá-los.

 Manaus, AM – A Semana Nacional do Alimento Orgânico, que acontece anualmente em todo país, promovendo a produção e o consumo destes produtos, será lançada no neste domingo (23), a partir das 8h, no complexo turístico da Ponta Negra.

A campanha de conscientização alimentar é organizada pela Comissão de Produção Orgânica do Amazonas (CPORG/AM) e conta com apoio da Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema).

Informações sobre produtos

No local, a população receberá informações a respeito dos produtos orgânicos e agro-ecológicos, onde encontrá-los, como identificá-los e poderá, também, comprar produtos de agricultores da região. Além disso, haverá distribuição de mudas, degustação de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) preparadas por chefs locais, entrega de certificados a agricultores orgânicos e venda de artesanato indígena.

Quatro famílias de agricultores receberão a certificação de qualidade do Sistema Participativo de Garantia (SPG Maniva) em seus produtos. O selo é a comprovação de que sua produção atende aos requisitos legais para ser oferecida à sociedade como produto orgânico, com segurança.

Promovido pela Rema, as famílias passaram por um solido processo de formação em legislação orgânica e organização social.

 Certificação

Com a certificação, os agricultores poderão vender seus produtos em feiras, mas, também, para supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, indústrias, internet, dentre outros. Joed de Melo será um dos agricultores que receberá o certificado.

“Estou muito feliz com essa nova possibilidade que temos, é um passo importante para nossa consolidação nesse mercado e como grupo de agricultores locais”, comentou o agricultor que produz hortaliças no Sítio São Paulo, no ramal Pupunhal da cidade de Iranduba, localizada a 9km de distância da capital.

Neste domingo será apenas o início desta campanha de conscientização.  “Nos próximos meses teremos mesas redondas, atividades de campo, seminários e várias ações de sensibilização com os consumidores, queremos que população perceba os benefícios socioambientais e nutricionais desses alimentos”, explica Ramon Morato, coordenador da CPORG/AM.

 Campanha

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Amazoninarede-RDA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.