10º Festival de Teatro da Amazônia começa nesta sexta-feira, 18

(Foto: Divulgação)

Performances teatrais, interpretadas por jovens atores de Itacoatiara, vão abrir a Mostra Competitiva Infanto-Juvenil e adulta do Festival de Teatro da Amazônia (FTA), que começa nessa sexta-feira, dia 18 de outubro, na cidade.

O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), é gratuito e promove oitos dias de programação, com 15 espetáculos teatrais e programação acadêmica com 9 atividade, divididas em oficinas, convivências e workshops.

A abertura ocorre às 10h, com cerimônia oficial do início das atividades e a apresentação do espetáculo “Box com Palhaçada”, do grupo Box Compalhaçada como parte da Mostra Competitiva Intanto-Juvenil. A noite é a vez do espetáculo “Solamente Frida”, da Cia. Garotas Marotas Produções, na Mostra Competitiva Adulta.

Interação com jovens de Itacoatiara – No total, 8 performances vão recepcionar a Mostra Competitiva, todas dirigidas e criadas, em conjunto com os jovens da cidade, pelo diretor artístico do FTA, Chico Cardoso. “Há duas semanas iniciamos esse trabalho de seleção e preparação de pessoas, que passou desde a didática do fazer teatral até a construção das performances”, lembra o diretor de teatro.

Um total de 24 jovens, entre 18 e 23 anos, participa da construção desse trabalho, que busca a interação de protagonista da cidade com a programação do 10º FTA, a fim de desenvolver um cenário criativo do teatro em Itacoatiara, proposta que se encaixa na política de interiorização do Governo do Amazonas, em levar os grandes eventos ao interior do Estado.

“São jovens extremamente comprometidos e participativos. O resultado da construção das performances foram ótimas, agora é esperar pelas apresentações”, ressalta Cardoso, lembrando ainda do quanto essa semente, plantadas nesse FTA, pode gerar ótimos frutos no futuro.

Sobre o festival – O 10º FTA acontece de 18 a 25 de outubro com Mostra Competitiva Infanto-Juvenil e Adulta, que traz 15 espetáculos – cinco nacionais e dez amazonenses – a serem exibidos às 10h e às 20h, no Clube Recreativo dos Professores de Itacoatiara (Crepi) e Programação Acadêmica no Centro Cultural Velha Serpa.

“A expectativa é grande e esperamos mais um grande Festival de Teatro, agora na cidade de Itacoatiara. Jovens atores, profissionais da educação, estudantes, a comunidade, todos participando da construção dessa edição comemorativa de 10 anos do evento”, descreve Robério Braga, secretário de Cultura.

O Festival de Teatro da Amazônia encerra no dia 25, sexta-feira, com cerimônia de homenagem a atriz Selma Bustamante, apresentação do espetáculo “Dentro da Noite”, com Marcus Alvisi e direção de Ney Matogrosso, e premiação dos vencedores do 10º FTA.

PROGRAMAÇÃO – ACADÊMICA E MOSTRA COMPETITIVA

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.