Zona Centro-Sul vai ganhar Parque da Juventude Titio Barbosa

Prefeitura anuncia Parque da Juventude Titio Barbosa, para a Zona Centro-Sul

 

Prefeitura anuncia Parque da Juventude Titio Barbosa, para a Zona Centro-Sul
Prefeitura anuncia Parque da Juventude Titio Barbosa, para a Zona Centro-Sul

Manaus, AM – As comunidades do bairro da União e conjunto Castelo Branco 2, no bairro Parque Dez de Novembro, ambos na zona Centro-Sul, serão contempladas com mais um Parque da Juventude, da Prefeitura de Manaus. Esta semana, o projeto foi apresentado e aprovado pelos moradores, beneficiando um trecho degradado de área verde.

O Parque da Juventude Titio Barbosa será o quarto inaugurado pela prefeitura, a partir da revitalização de áreas verdes mapeadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A área terá pista de caminhada, academia ao ar livre, pista de skate, playground, mesas de jogos, iluminação em led (instalação já iniciada) e um reforço na arborização, além do novo projeto paisagístico.

A iniciativa atende a um anseio antigo das duas comunidades, que temiam pela segurança dos moradores e pelo risco iminente de invasão no local. Com um total de 9.916 metros quadrados, a área vinha sendo utilizada por marginais e não possuía iluminação.

A obra será custeada por meio de medida compensatória firmada entre a Semmas e as construtoras Colmeia e RD Engenharia, num total de R$ 860 mil.

As primeiras intervenções para limpeza e instalação de postes de iluminação já foram realizadas. Segundo o secretário da Semmas, Itamar Mar, a ação humaniza espaços públicos e traz benefícios diretos ao bem-estar da população, com criatividade e otimização de recursos.

Envolvimento comunitário

O secretário também lembrou a importância do envolvimento dos comunitários para o êxito do projeto. “É fundamental que todos cuidem dessa área e cada um seja fiscal desse espaço que será revitalizado”, afirmou. Itamar citou as experiências anteriores de implantação dos parques no Campo Dourado, na Cidade Nova, e no Loteamento Nascentes das Águas Claras, no Novo Aleixo, todos na zona Norte.

A área verde do Parque Dez já havia sido alvo de um diagnóstico socioambiental realizado, em agosto do ano passado, pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas.

O levantamento teve como finalidade identificar o perfil das comunidades situadas no entorno do espaço e os anseios dos moradores em relação a ele.

“O projeto é mais que bem-vindo para nossa comunidade, porque vai transformar a área num espaço de promoção à saúde”, afirmou Luiz Henrique Lioça, morador há 38 anos do Conjunto Castelo Branco 2.

Outra moradora do conjunto, a delegada aposentada Juliana Belota, destacou a importância da iniciativa. “Estamos há muitos anos lutando para defender essa área, que nunca havia sido contemplada como está sendo agora. O local é bonito e vai ficar ainda mais ao receber mais plantas e o colorido das flores”, enfatizou.

Iluminação

O coordenador da Unidade Gestora Municipal de Projetos de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), Rafael Assayag, informou que o projeto do parque estenderá as melhorias de iluminação pública para várias ruas do bairro. “Várias ruas adjacentes já tiveram a iluminação revisada e outras  também terão nas próximas semanas.

No parque, vamos ter pétalas  de iluminação com lâmpadas de 280 watts para fazer com que o local seja utilizado no período noturno e possa atrair a população para a prática de exercícios e outras atividades do tipo”, afirmou.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.