XXVII Prêmio Jovem Cientista encerra inscrições nesta sexta-feira (30)

Com o tema “Água: Desafios da Sociedade”, premiação estimula o uso inteligente da água com o envolvimento de diversos atores sociais e de todos os setores da economia.

As inscrições para o XXVII Prêmio Jovem Cientista, cujo tema este ano é “Água: Desafios da Sociedade”, encerram nesta sexta-feira (30). O prêmio é destinado a estudantes de Ensino Médio, Ensino Superior ou pesquisador recém-graduado.

O Prêmio Jovem Cientista, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a Fundação Roberto Marinho, Gerdau e GE, busca eleger assuntos de relevância nacional com o objetivo de permitir que os cientistas possam lançar mão de seu conhecimento para responder aos problemas sociais mais críticos e emergenciais do país.

A crescente preocupação de governantes, pesquisadores, líderes empresariais e de muitas organizações sociais é com a escassez da água para uso humano. Esse cenário requer a proposição de soluções efetivas para o melhor aproveitamento e gestão da água para todos. Estudantes e jovens pesquisadores são essenciais para o desenvolvimento de ferramentas, metodologias e modelos inovadores que permitam, com a perspectiva da sustentabilidade, superar esses desafios.

Categorias

O Prêmio é atribuído a quatro categorias: mestre e doutor; estudante do ensino superior; estudante do ensino médio; e mérito institucional.

As inscrições devem ser realizadas até 30 de agosto, às 18h (horário de Brasília). A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada exclusivamente no endereço: www.jovemcientista.cnpq.br  – para as categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do ensino superior”.

Para a categoria “Estudante de Ensino Médio”, a inscrição poderá ser efetuada, preferencialmente, pelo portal, seção Ensino Médio, ou pelos Correios, para o endereço:

Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina, 336 “1º andar”, Rio Comprido (Rio de Janeiro/RJ), CEP 20261-232. Entretanto, o candidato deve observar que terá sua inscrição eliminada caso a efetue pelo site e Correios, simultaneamente.

Na premiação para Mérito Institucional, serão agraciadas uma instituição de Ensino Superior e outra de Ensino Médio, às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com mérito científico, oriundos de candidatos inscritos em todas as categorias.

A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro de 2013, por meio de uma coletiva de imprensa a ser realizada na sede do CNPq, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados pelo presidente do CNPq e publicados no site.

Mais informações estão disponíveis em http://www.jovemcientista.cnpq.br/

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.