“Viva Centro” inicia reordenamento da área central neste sábado

Marcílio Dias e Doutor Moreira serão as primeiras ruas a receber o projeto ‘Viva Centro’, que a Secretaria Municipal do Centro (Semc) inicia neste sábado, 10, para promover a reorganização das principais vias da área comercial do Centro da cidade.

Além de serviços de infraestrutura, orientação e conscientização aos moradores e comerciantes, serão oferecidos serviços à população, como cadastramento no programa Bolsa Família, emissão de documentos e testes rápidos de saúde. O evento acontecerá quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 16h, até dezembro.

Coordenado pela Semc, o projeto conta com a participação integrada de diversas secretarias para a execução de ações, como recuperação de calçadas, meios-fios, sarjetas e sistema de iluminação, além do recapeamento asfáltico das vias, instalação de bancos, vasos com flores e mobiliário urbano e a despoluição visual por meio da retirada de placas e fachadeiros irregulares. Será realizada, ainda, a reorganização das barracas de camelôs, reduzindo-as ao seu tamanho original, até que sejam retirados. Toda a execução ficará a cargo das secretarias correspondentes. Moradores e associações comerciais e sindicais dos camelôs também serão parceiros no projeto.

Para atrair e entreter a população em geral, ao mesmo tempo em que executa os serviços mencionados, a Prefeitura incluiu, ainda, eventos culturais como pequenos shows musicais e apresentações de artistas. O grande atrativo entre os serviços será o atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), que montará uma base no local para a realização do Cadastro Único, emissão de documentos e consultoria jurídica.

“Será um dia de festa, para que a população se sinta motivada a participar do reordenamento do Centro junto à Prefeitura, como grande colaboradora do projeto”, explicou o secretário municipal do Centro, Rafael Assayag.

Neste primeiro sábado, será interditada a Rua José Paranaguá, no trecho entre as ruas Guilherme Moreira e Doutor Moreira, para a instalação das tendas de atendimento e base de apoio.

Ações contínuas

Embora a data festiva de realização do projeto seja aos sábados, as secretarias farão execução e manutenção constante destas áreas. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), iniciou, na madrugada da última quarta-feira (7), a lavagem das primeiras ruas a receberem o evento.

Além da Semasdh e Semulsp, participam do projeto as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Meio Ambiente (Semmas), Saúde (Semsa), Produção e Abastecimento (Sempab), Gabinete Militar, a Fundação Municipal de Cultura (Manaus Cult), e os institutos municipais de Trânsito (Manaustrans) e Planejamento Urbano (Implurb).

Datas e locais

10/08/13 – Rua Doutor Moreira; Rua Marcílio Dias
24/08/13 – Rua Guilherme Moreira; Rua Marechal Deodoro
14/09/13 – Av. Eduardo Ribeiro; Av. Sete de Setembro
28/09/13 – Rua Quintino Bocaiúva; Rua Theodoreto Souto
12/10/13 – Rua Henrique Martins; Rua Saldanha Marinho
26/10/13 – Av. Eduardo Ribeiro; Rua Barroso
09/11/13 – Rua Henrique Martins; Rua Saldanha Marinho
23/11/13 – Rua Joaquim Sarmento; Rua da Instalação
14/12/13 – Rua Lobo D’Almada; Rua 24 de Maio
28/12/13 – Praça da Matriz

(Texto: Larissa Veloso)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.