Visa/Manaus interdita drogaria na zona Oeste

Fiscalização da Visa encontra irregularidades e interdita drogaria
Fiscalização da Visa encontra irregularidades e interdita drogaria
Fiscalização da Visa encontra irregularidades e interdita drogaria

Manaus, AM – Em inspeção realizada as drogarias da cidade, fiscais da Vigilância Sanitária do Município (Visa Manaus), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), interditaram, na manhã desta sexta-feira, 18, a Drogaria Star, situada à rua Laguna, no Lírio do Vale, zona Oeste.

No estabelecimento, que já foi alvo de interdição anterior, foram encontradas irregularidades como ausência de licença sanitária, falta de condições de funcionamento da sala de injetáveis e funcionamento sem profissional farmacêutico responsável“.

As denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos são apuradas por nossas equipes da vigilância sanitária rotineiramente e, no caso de estabelecimentos reincidentes, as sanções certamente são mais severas”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicando que as irregularidades devem incidir em ampliação na multa aplicada.

A ação contou com duas equipes de fiscais da Visa Manaus que deram início às atividades na Farmácia do Trabalhador do Brasil, no Lírio do Vale, onde a documentação para funcionamento e as condições de temperatura ambiente do estabelecimento foram conferidas, com nenhuma irregularidade notificada.

No estabelecimento seguinte, na Drogaria Trindade, na avenida Jequié, 96, também no Lírio do Vale, os fiscais expediram notificação para regularização da licença sanitária e legalização de documentação junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF-AM).

O caso mais grave foi a da Drogaria Star, em que os fiscais detectaram irregularidades tais como a falta de licença sanitária para funcionamento do estabelecimento e a ausência de profissional farmacêutico responsável. “O que também chamou a atenção foi o funcionamento da sala de injetáveis sem nenhuma condição”, indicou o fiscal farmacêutico Fábio Markendorf. Outro risco no estabelecimento se tratava de uma caixa de disjuntor elétrico da drogaria parcialmente derretida, revelando sinais de superaquecimento na fiação elétrica do estabelecimento comercial.  Durante a ação, foi possível acompanhar o início de curto-circuito na fiação.

Os estabelecimentos notificados pela fiscalização terão três dias para apresentar defesa junto à Visa Manaus. O retorno às atividades comerciais somente poderá ser realizado após o reparo das pendências constantes nos autos de infrações expedidos pelos fiscais.

O gerente de Vigilância em Produtos da Visa Manaus, Fernando Branco, acrescentou que as ações de fiscalização às drogarias serão intensificadas. “As ações não têm data e nem hora pré-definidas. Vamos continuar com elas em toda a cidade”, apontou.

Amaz0nianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.