Vídeo sobre Produção Intensiva de Tambaqui está disponível no youtube

(Por: Síglia Souza)

Manaus – Pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental sobre criação intensiva de tambaqui em tanque escavado com utilização de aeradores resultaram em um sistema que permitiu aumento de produtividades e vantagens ambientais na piscicultura.

Veja o vídeo aqui

A proposta do sistema intensivo é contribuir para aumentar a produção de alimento e gerar renda, com reduzido impacto ambiental. O vídeo do programa Dia de Campo na TV sobre o Produção Intensiva de Tambaqui já está disponível no Youtube.

As orientações técnicas do sistema de produção intensiva de tambaqui viabilizam a criação de uma maior quantidade de peixes em tanques já existentes, aumentando a produtividade sem abertura de novas áreas para construção de novos tanques.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Antonio Claudio Izel, destaca que essa tecnologia concilia vantagens econômicas, maior produtividade e maior rentabilidade por hectare com vantagens ambientais.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Roger Crescêncio, relaciona as seguintes vantagens ambientais com o uso desse sistema intensivo: aumenta a produção nos empreendimentos de piscicultura existentes sem causar desmatamento de novas áreas; não gera efluentes; as estruturas de produção ficam fora das Áreas de Preservação Permanente (APPs); o sistema funciona sem renovação de água, apenas faz reposição do que evapora/infiltra.

A implantação do sistema em área de produtor, monitorada por equipe de pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, resultou em índices de produtividade três vezes maior que a média estadual e lucratividade de 54% no empreendimento.

No sistema intensivo de criação de tambaqui no Amazonas foi adotada a densidade de 7 mil peixes por hectare. Nos padrões da piscicultura no estado se coloca 3 mil peixes por hectare. Os resultados obtidos no cultivo do tambaqui com a utilização de aeradores alcançaram produtividades acima de 15 toneladas por hectare.

O sistema de produção intensiva de tambaqui é uma novidade que está despertando o interesse de piscicultores no Amazonas e em estados vizinhos. O assunto foi apresentado no Dia de Campo na TV, em programa produzido pelas unidades Embrapa Amazônia Ocidental e Embrapa Informação Tecnológica. O vídeo deste programa pode ser visto na internet pelo Youtube, na Videoteca da Embrapa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.