Viaduto do Coroado ganhará duas alças de retorno para aliviar o trânsito na área

O complexo viário GM recebe obras da Prefeitura e vai ganhar duas alças de retgrno
O complexo viário GM recebe obras da Prefeitura e vai ganhar duas alças de retgrno
O complexo viário GM recebe obras da Prefeitura e vai ganhar duas alças de retgrno

A Prefeitura de Manaus, está trabalhando em várias direções na tentativa de desafogar um pouco o trafego de veículos na capital, que atualmente tem um transito muito congestionado. No momento, por exemplo, estão sendo realizadas obras no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, na tola do Coroado, que , ganhará duas alças de retorno destinadas aos motoristas que trafegam nas avenidas General Rodrigo Otávio e Ephigênio Sales.

A obra, segundo a Prefeitura de Manaus foi iniciada terça-feira (11) e busca reduzir em 15% o volume de veículos na rotatória que, nos períodos de pico, é utilizada por mais de 12 mil carros por hora.

O projeto das alças foi elaborado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e será executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).  A circulação nas novas alças será permitida apenas para veículos de pequeno porte. Veículos pesados não poderão circular nos retornos e terão que contornar a rotatória.

Com a intervenção, os motoristas que estiverem na Avenida Ephigênio Sales, no sentido Parque 10/Coroado terão a opção de retornar em direção ao Parque 10 sem a necessidade de entrar na rotatória. O novo acesso deverá facilitar, inclusive, a entrada de veículos da Ephigênio Sales em direção à Avenida Governador José Lindoso (Avenida das Torres).

Viaduto

“Vamos margear o pé do viaduto com uma nova pista no sentido contra fluxo e dar opção àqueles condutores que queiram retornar para a Ephigênio Sales sem a necessidade de circular toda a rotatória do Coroado”, explicou o titular da Seminf, Alexandre Morais, por meio de assessoria de imprensa.

A outra intervenção vai facilitar o trânsito para os condutores que estiverem na Avenida General Rodrigo Otávio, no sentido Japiim/Coroado. Os motoristas que desejarem retornar no sentido Japiim poderão fazer o retorno no início do viaduto, sem circular toda a rotatória.

Ampliação da faixa

O projeto também contempla o alargamento de 1,20 metros da faixa à direita para quem sai da Alameda Cosme Ferreira em direção às Avenida Ephigênio Sales ou Governador José Lindoso. A proposta desta intervenção é desafogar os gargalos existentes naquela área, principalmente em horários de maior movimento, que estão entre 6h e 9h da manhã e 17h e 20h. Uma nova calçada será construída após o alargamento da faixa.

Os trabalhos iniciam na noite desta terça-feira e serão executados durante a madrugada para evitar transtornos no trânsito e deverão ser finalizados em 30 dias. “Essa será uma importante mudança para o sistema viário, pois quando o viaduto foi entregue ele não permitia todos esses movimentos”, destacou Morais.

Recapeamento

Além da intervenção viária, a Seminf está trabalhando na recuperação de toda a pavimentação da rotatória. O processo de recuperação asfáltica começou no dia 3 deste mês, após estudo do órgão que detectou um problema no pavimento, caracterizado como cisalhamento –  deformação das rochas em zonas tensionadas que sofrem pressão dirigida, levando à ruptura e deformações texturais e estruturais com deslocamentos – conhecidas como desníveis.

Amazonianarede-Semcom

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.